Débora Batista no Rio de Janeiro

Palácio do Catete: Luxo, História e Arquitetura

O Palácio do Catete, também conhecido como Museu da República, abriga cultura, história e Arquitetura em um só lugar!

Um lugar emblemático no Rio de Janeiro, de fácil acesso e pouco visitado. Uma pena porque é incrível. Estou falando do Museu do Catete, também chamado de Palácio das Águias ou Museu da República. Com tantos nomes, o belo e imponente casarão erguido para moradia da família do Barão de São Clemente, foi comprado pela República Brasileira para ser sua sede. Infelizmente, foi marcado por uma tragédia: o suicídio de Getúlio Vargas, até hoje questionado.

O Museu da República fica na Rua do Catete, exatamente em frente à Estação de Metrô do Catete. Há períodos em que a visitação é gratuita. Em outros, o bilhete custa menos de R$10. O casarão é lindo de deixar seu queixo caído, se você é amante de arquitetura antiga, móveis de época, lustres belgas, tapetes persas, papéis e pinturas de parede.

Os móveis são maravilhosos, em madeira nobre. Os ambientes suntuosos. Inúmeros salões com detalhes artísticos do chão ao teto deixam o visitante encantado. Por incrível que pareça, o local mais simples é o quarto presidencial, onde é possível ver o quarto do presidente, seu banheiro, armário e até mesmo o revólver utilizado em sua morte, o projétil e o pijama sujo de sangue.

E do lado de fora, o turista fica tão apaixonado quanto em seu interior, tamanha é a beleza do jardim. Lago com patinhos de espécies diferentes, gruta artificial, muitas pontes, coreto, jardim de inverno e até uma antiga e nobre garagem transformada em espaço cultural que abriga exposições.

No jardim, acontecem feiras de brechós de grifes, eventos variados e ainda há muitas famílias fazendo piqueniques.

Mas me conta aí… você já foi ao Palácio do Catete? Tem vontade de ir? Não deixe de colocar seu comentário.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Débora Batista

Débora Batista Jornalista, assessora política, professora de Etiqueta e pianista nas horas vagas. Nasci em Campos dos Goytacazes e sou carioca de coração. Vem comigo conhecer o Rio de Janeiro com um olhar cheio de curiosidade para essa Cidade Maravilhosa!

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!