Jovens no mercado de trabalho .

A inserção no mercado de trabalho .

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado , quanto mais conhecimentos os jovens possuem , maior a chance de conseguir seu primeiro emprego.

A dificuldade para entrar no mercado de trabalho é existencial , principalmente , quando o jovem ainda não trabalhou , tendo em vista que , a maioria das empresas pedem inúmeros requisitos.

O conflito de gerações também agregam nessa dificuldade. Quando um jovem entra para uma determinada vaga , ele enfrenta profissionais mais experientes e com mais tempo de empresa , portanto , para uma pessoa iniciante fica mais difícil competir com muitas qualificações de um profissional que está a mais tempo . 

Já algumas empresas preferem profissionais sem experiência e que estejam iniciando agora , pois isso facilita a inserção deles dentro da empresa , moldando-os conforme a necessidade daquele local de trabalho .

Após o ensino médio.

A dúvida de muitos jovens após o término do ensino médio é sobre o que fazer profissionalmente . 

Muitos jovens não sabem qual o caminho a seguir, o despreparo os deixa sem um rumo certo .

Escolher a profissão certa é de suma importância , ela pode influenciar no futuro de cada jovem . 

Essa decisão fica cada vez mais difícil quando não se tem ideia daquilo que se deseja fazer .

Como escolher a profissão correta ?

Não existe a profissão correta , o que existe é fazer aquilo que te faz bem . 

Para ter certeza de qual caminho profissional seguir é importante avaliar alguns itens .

Vejamos as seguintes perguntas que você deve levar em consideração :

Seja sincero com você mesmo, pois respostas como “gosto de comer” ou “gosto de dormir” não valem, hein? Dançar as coreografias famosas das redes sociais, cozinhar pratos diferentes da internet, ajudar os colegas na escola/faculdade com as disciplinas… Qualquer uma dessas coisas pode se desdobrar em uma profissão. Pensar bastante nas coisas que você já sabe fazer ou nas coisas que te dão prazer em fazer, como hobbies, é uma ótima maneira de começar a decidir sua profissão .

A partir daí, pesquise o dia a dia de um profissional da área que você quer trabalhar. Olhe as atividades mais rotineiras e os problemas enfrentados todos os dias. Se possível, procure até alguém que já esteja inserido no mercado, para conversar e te ajudar com dúvidas mais pontuais . 

Por Patrícia Rosa

Sair da versão mobile