O Brasil será palco de um experimento acerca do impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias, que acontece entre Junho e Dezembro de 2023. A iniciativa é formada por uma parceria entre a organização sem fins lucrativos “4 Day Week”, que conduz teses globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira “Reconnect Happiness at Work”. Segundo a especialista e responsável pelo projeto, Renata Rivetti, o modelo foi testado no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, dentre outros e apresenta resultados positivos.
Em Junho e Julho, a “Reconnect” forneceu informações do programa para qualquer organização que se interessar em participar no Brasil. Não há pré-requisitos como número mínimo de funcionários. Basta responder o formulário disponível para ter a mentoria: www.4dayweek.com/contact
As empresas já podem se inscrever para iniciar o experimento e começar a se preparar para adotar o modelo em Setembro. Vai haver um custo para participar, mas o valor ainda não foi definido.
O modelo será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade serão os fatores avaliados ao final do experimento.