Débora Batista no Rio de Janeiro

Conheça jardins para curtir a Primavera no Rio de Janeiro

Você vai conhecer os lugares mais encantadores para aproveitar esta Primavera e curtir a estação das flores

Chegou a Primavera e o que o mais existe pelo Rio de Janeiro são parques e jardins para você curtir a beleza das flores e das árvores. Seja em sua própria companhia, a dois, com amigos ou em família, vou listar lugares encantadores para a estação das flores não passar despercebida por você.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais belos de todo o mundo. Ele é bicentenário. Foi criado em 1808 por D. João, quando ele ainda era príncipe regente. Seus espaços são incríveis. Tem o roseiral, o bromedálio, o orquidário, o espaço das samambaias, dos cactos… o cantinho especial onde o compositor Tom Jobim se inspirava para criar suas canções.

Um dos pontos fortes é o chafariz de entrada e o caminho de palmeiras. Gosto dos espaços históricos, com a palma filis, que é filha da palma mater, primeira palmeira imperial plantada por D. João, que foi atingida por um raio. Todas as palmeiras possuem a mesma origem. Outro espaço bem interessante é o lago com vitórias régias.

Sítio Burle Marx

Sou suspeita para recomendar o Sítio Burle Marx, até porque sou apaixonada por Roberto Burle Marx, que foi paisagista, ceramista, pianista, cantor, artista plástico e um pouco de arquiteto também, não é? O sítio fica longe, em Barra de Guaratiba, numa estrada que leva seu nome. Não é à toa que se tornou patrimônio da humanidade. Daí você já vê que qualquer sacrifício para chegar lá vale a pena.

O local serviu de residência para o botânico que doou o espaço para o Iphan. O Sítio Santo Antônio da Bica, como ele o chamava, fica num terreno irregular, o que possibilita inúmeras experiências em jardinagem. Burle Marx não plantava florzinhas. Plantava árvores e folhagens, e com elas conseguia misturar cores incríveis.

Além dos canteiros paradisíacos, o espaço conta com construções arquitetônicas muito interessantes, como uma capela, o Museu Casa (sua antiga residência), seu ateliê, o espaço que ele não conseguiu finalizar para ser sua futura residência e caminhos incríveis entre árvores raras, lagos e muito mais. O espaço é tão mágico que o músico Renato Russo escolheu para receber suas cinzas.

Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é o nosso Central Park. Construído pelo governador Carlos Lacerda, idealizado por Lota Medeiros (saiba mais no filme Flores Raras, interpretado por Glória Pires), o aterro tem vista para o cartão postal do Rio, o Pão-de-Açúcar e a baía de Guanabara. É o local ideal para piqueniques e passeios de bicicleta. Com árvores maravilhosas, amplos gramados e canteiros de flores, o aterro ainda oferece uma churrascaria e a bela Marina da Glória, com seus barcos, iates e restaurantes sofisticados.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo