Notícias

Padre é dispensado da Igreja Católica após saber que será pai em São Paulo

Sacerdote já está afastado de suas funções na Igreja desde o ínicio de setembro; Direito Canônico proíbe relacionamentos amorosos e casamentos de religiosos

A Diocese de Franca, em São Paulo, anunciou nesta quinta-feira (5), que liberou um padre de suas responsabilidades sacerdotais e do compromisso de celibato após ele revelar que será pai.

O próprio padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio foi quem solicitou essa dispensa, conforme comunicado da entidade.

“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, comunicou a Diocese, em nota.

No início de setembro, a Cúria Diocesana de Franca já havia anunciado que o bispo Dom Paulo Roberto Beloto tinha aceitado o pedido de dispensa do padre Ferdinando de suas obrigações clerigais e de celibato, sem especificar o motivo.

“Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”, publicou a Diocese em seu perfil oficial no Instagram.

Com a dispensa, padre Ferdinando já deixou todas as funções que exercia como líder da Paróquia Santa Luzia em Franca. Agora, ele precisará buscar aprovação do Vaticano para formalizar a dispensa. Conforme o Direito Canônico, que regula a Igreja Católica, os padres não têm permissão para se envolver em relacionamentos amorosos ou se casar.

“Ele deixou de exercer o ministério sacerdotal e as suas funções pastorais. Está suspenso de ordens, até que obtenha o rescrito [nome dado a um ato administrativo baixado por escrito pelo Papa] proveniente da Santa Sé.”

Ferdinando é natural de São José da Bela Vista, São Paulo, e foi ordenado padre há oito anos. Ele estava servindo como um dos líderes espirituais da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023. Antes disso, ele serviu nas paróquias São Pedro, no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, em Franca. Além disso, atuou como reitor do Seminário Propedêutico.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Izamara

Olá muito prazer! Sou Izamara, uma pessoa apaixonada por esse ramo chamado entretenimento. Minha trajetória é marcada por diversas atuações, como Redatora e Jornalista em diversos sites. Então se você quiser ficar por dentro de tudo que envolve a cultura pop e bastidores da fama, está no lugar certo.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!