Débora Batista no Rio de Janeiro

Os 5 Melhores Espaços Culturais do Rio de Janeiro

Se está buscando cultura não pode deixar esses locais fora de sua agenda

Quem aí, como eu, ama uma agenda cultural? Selecionei para você alguns espaços que amo frequentar no Rio de Janeiro. Eles sempre apresentam programações muito legais, ou gratuitas ou com preços muito bacanas. Vale a pena ficar de olho e conferir. Separei 5 dicas, entre os muitos lugares que sempre vou. Uma pena que hoje, o Instituto Moreira Salles está fechado para reforma por bons quatro anos. Era um lugar incrível. Torcendo para esse tempo passar logo e reabrir. Enquanto isso, fique atento aos demais.

1 – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O mais famoso e um dos mais belos teatros do Brasil oferece peças teatrais, óperas, concertos e muito mais. Super vale a pena fazer uma visita guiada e conhecer a história e o interior dessa casa que tem arquitetura incrível. O teatro foi a primeira grande obra do Brasil República e teve o objetivo de realmente ostentar. Parte considerável do PIB nacional, à época, foi destinado à sua construção. A programação conta com espetáculos desde gratuitos e populares como mais dispendiosos.

2 – Centro Cultural Banco do Brasil

Situado na Praça XV, no prédio que abrigou a primeira unidade do Banco do Brasil, o CCBB é incrível. Ele sempre sedia as exposições mais badaladas do momento e consegue levar todas as tribos ao seu espaço. Também tem sessões de cinema e de teatro, loja de artesanato sofisticado, franquia da Cafeteria Colombo e uma exposição fixa que super indico, contando a história do Banco do Brasil e também do dinheiro. Vale muito a pena acompanhar a programação local.

3 – Casa Roberto Marinho

Conhecer o belo casarão que serviu de residência para o dono da Globo já é um passeio e tanto. Visitar um belo jardim desenhado por Burle Marx é outro programa legal. Ver de perto as exposições que acontecem no espaço é uma terceira boa pedida num endereço só. O casarão fica no finalzinho da rua Cosme Velho e ainda é banhado pelo rio Carioca, num raro trecho desencanado.

4 – Casa de Cultura Laura Alvim

A história de Laura Alvim já é bem interessante. Imagina conferir exposições e esquetes teatrais por lá? A agenda é diversificada e há cantinhos incríveis no belo casarão à beira-mar de Ipanema, bem pertinho do Arpoador. Neta do chargista Angelo Agostini e filha do médico Álvaro Alvim, pai do raio-x, Laura Alvim amava o teatro mas nunca atuou, para não magoar o pai, já que naquela época as atrizes não eram vistas com bons olhos. Mas ela foi uma mecenas da Arte e lutou contra os poderosos do ramo imobiliário que a importunavam com propostas de venda do casarão da família. Laura resistiu, mesmo tendo que alugar o espaço dos fundos para os mais discriminados grupos sociais. Hoje, a Casa de Cultura Laura Alvim eterniza seu nome e seu legado.

5 – Sala Cecília Meireles

Rio de Janeiro – RJ – 11.12.2014 – Reabertura da Sala Cecília Meireles, no Largo da Lapa, centro do Rio de Janeiro. Depois de quatro anos de obras, a Sala Cecília Meireles, reabre ao público com o espaço totalmente moderno e com acústica ainda melhor. Foto: Carlos Magno.

A Sala de Concertos mais famosa do Rio fica na Lapa, bem pertinho da Cinelândia. Seu nome é uma homenagem à poetisa que também era pianista amadora. O foco do local é a música de Câmara. O espaço abriga 670 pessoas e há, ainda, um anexo chamado Espaço Guiomar Novaes.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo