Débora Batista no Rio de Janeiro

O que fazer em Copacabana

Confira como aproveitar a sua estádia por Copacabana

Copacabana é sem dúvidas a praia mais famosa do Brasil. Basta caminhar pelas ondas do ladrilho de seu calçadão para ouvir uma profusão de idiomas. Pessoas de todas as partes do mundo visitam o balneário atrás de banho de mar e badalação. Morei em Copacabana por dois anos e vou listar para vocês o que mais gostei na Princesinha do Mar.

1 – Forte de Copacabana

Foi neste ponto que tudo começou. Antes do exército se instalar no local, havia uma igrejinha que foi demolida. A santa, Nossa Senhora de Copacabana, foi guardada e hoje se encontra numa capela construída no Museu do Forte, disponível aos turistas. No Museu, você pode conhecer sobre a famosa batalha dos 18 do Forte, caminhar pelos espaços em que os militares vigiavam nossa Baía de Guanabara e ainda degustar um café ou lanche debruçado sobre a praia linda. Existem dois cafés: o 18 do Forte (preferido dos cariocas) e a Cafeteria Colombo (preferida pelos turistas).

2 – Andar de bike na orla

Um dos meus programas favoritos é andar de bike pela orla. Mesmo que você não seja morador ou não possua sua própria bicicleta, o rio está cheio de pontos de aluguel, tanto da Bike Itaú quanto de modelos mais sofisticados. Em Copa, cito o aluguel existente em loja no prédio do Hotel Fairmont, no Posto 6, Arpoador. De Copa ao Leme, são 4 km. Ida e volta, 8km ao longo de uma paisagem deslumbrante. Se tiver pique, continue por Ipanema e Leblon, por mais 3km. Ida e volta, 6km.

3 – Quiosques e Restaurantes

Copacabana tem uma imensidade de opções para alimentação. Pelo calçadão, o turista encontra quiosques bem despojados, com música ao vivo, pratos feitos e comida para beliscar, além de drinks, cerveja, sucos e água de coco. Há quiosques para todos os gostos. Mas se você prefere um pouco mais de sofisticação, vá ao Tropik, que pertence ao Fairmont e fica em frente ao hotel.

Dos restaurantes de Copacabana, o meu preferido é o Don Camillo, italiano, pra lá de romântico. Imagina receber em sua mesa um trio de músicos ao som de violino, contrabaixo e acordeon cantando sua música italiana preferida? Para quem gosta de noitada animada, uma opção é os bares do Baixo Copa. E por sinal, há um exatamente com este nome, na rua Aires Saldanha 13.

Também indico o Bar Bip Bip, de auto atendimento e cujo único item no cardápio é cerveja. Qualquer marca custa R$7. O ponto forte lá não é comer, mas ouvir boa música numa roda de samba tradicional. O Bip Bip é super bem frequentado mas vai um alerta para a turma da política: é reduto esquerdista. Fica na rua Almirante Gonçalves 50.

4 – Rooftop

Se comer e beber já é bom, imagina com uma vista de tirar o fôlego? Vários hotéis oferecem esta possibilidade, em Copacabana. E o que cabe em todos os bolsos é o Hotel Selina, no Posto 5. O Restaurante Flora oferece o café-da-manhã completo mais barato da zona Sul: R$35. E do alto, você avista o colar de perólas formado pelas luzes da praia.

5 – Teatro Claro Rio

Se você adora uma peça teatral, como eu, pode ir à rua Siqueira Campos e procurar as opções existentes no Teatro Claro Rio, com sala Thereza Rachel. Assisti à peça “Elas Brilham”, ano passado. Fantástica.

6 – Fotos com as estátuas da orla

Sim, são muitas estátuas em Copacabana, sobretudo na Orla. Se você ainda pensar no Leme, encontrará Clarice Lispector (Mureta do Leme), Ary Barroso (La Fiorentina), Ayrton Senna e Ibrahim Sued (Copacabana Palace), Dorival Caymmi (Posto 6) e ainda, Fernando Pessoa (av. N. Sra. Copacabana).

E você? Conhece bem Copacabana? Quais são seus programas favoritos na Princesinha do Mar?

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo