Arco Íris

Não parece óbvio que Batman é gay?

Northstar é supostamente o primeiro super-herói abertamente gay dos quadrinhos.

Seu alter ego é Jean-Paul Beaubier e ele é de origem canadense. Ele começou como membro do grupo Alpha Flight, mas depois foi colocado no universo dos X-men. Seus poderes são baseados na manipulação da luz, além de voar e ter força sobre-humana. Ele está atualmente casado com o mutante Kyle Jinadu na edição de 2012 dos quadrinhos. 

Foto: Reprodução

A editora DC Comics continua sistematicamente aumentando a diversidade em seus quadrinhos e revelou recentemente que Jon Kent, o filho de Clark Kent e Lois Lane, é bissexual. O fato é revelado em Superman: Son of Kal-El n. 05, revista que foca nas aventuras do filho do homem de aço original.

Colosso, cujo alter ego é Piotr Nikolaievitch Rasputin, é de origem russa e teve um passado sombrio cheio de abusos e torturas. Ele tem a capacidade de transformar seu corpo em uma espécie de aço orgânico, o que o torna mais forte e quase indestrutível. Em uma das versões do personagem, por serem vários enredos, ele é homossexual. É um vilão gay.

Foto: Reprodução

Alguns anos atrás, a DC anunciou que o Lanterna Verde é gay, o que causou um grande rebuliço em 2011. Porém, criou-se muita confusão a respeito do assunto, pois pensou-se que se tratava do famoso Hal Jordan, mas não é bem assim, já que se trata de Alan Scott, um ex-Lanterna. Esse personagem existia dentro do universo DC e descartado por um tempo, só que ele foi reiniciado como gay, sendo que tem um parceiro chamado Sam Zhao.

Foto: Reprodução

A Marvel anunciou que um dos membros fundadores dos X-Men, Iceman (Robert Louis “Bobby” Drake) descobre sua sexualidade graças à jovem Jean Grey, que o ajuda a se entender e se aceitar como é. Além disso, vê-se um Homem de Gelo adulto que consegue conversar com a versão jovem de si mesmo e fica implícito que ele sempre foi homossexual, só não teve coragem de expressar isso. A versão cinematográfica do personagem interpretado por Shawn Ashmore é colocado como heterossexual e tem um relacionamento com a mutante Vampira.

Deadpool (também conhecido como Wade Wilson): a anti-herói e mercenário mais famoso da Marvel foi declarado pansexual. Sua personalidade complexa, sarcasmo e suas referências constantes à cultura pop têm sido seu gancho desde que ele apareceu pela primeira vez nos quadrinhos. Suas habilidades são muitas, mas um fator de cura e regeneração muito alto se destaca, além de suas habilidades de espadachim, ele tem imunidade telepática, devido a sua mente complicada. Uma adaptação da HQ protagonizada por Ryan Reynolds foi trazida para as telonas, que vai ter uma segunda parte.

Selina Kyle é uma das anti-heroínas mais famosas da DC, desde sua aparição no mundo do Batman ela não deixou de causar sensação entre os fãs devido às suas excentricidades e sua complicada relação como Mulher-Gato, ou Catwoman. Ela é uma anti-heroína porque não pode ser descrita como vilã nem heroína, pois sempre flertou com os dois lados. Como sua sexualidade.

Hulkling e Wicca: é essencial incluir essa dupla, eles simplesmente não podem ser separados, pois são os primeiros membros abertamente gays dos Vingadores. Hulkling (Theodore “Teddy” Altman) é um metamorfo, ou seja, pode assumir diversas formas e possui uma capacidade de auto-regeneração e uma força extraordinária. Seu nome se deve à sua semelhança com o vingador Hulk. Wiccan (William “Billy” Kaplan) é um mutante com aparência semelhante a Thor e a Feiticeira Escarlate, ambos membros dos Vingadores, cujos poderes são psíquicos como telecinesia, teletransporte, manipulação da realidade, magia, etc. 

Foto: Reprodução

Ambos fizeram sua primeira aparição em 2005 e são um dos casais de heróis LGBT mais famosos e populares do momento, aparecendo até no mais recente videogame LEGO Marvel.

Mas, de todos esses, não há super-herói mais famoso que o Batman. Talvez por isso tanta gente faz de conta que não vê o quão inverossímel é que um multimilionário como Bruce Wayne resolveria “adotar” um jovem malabarista de circo, já adolescente, e passar a tratá-lo como aqueles efebos pupilos de senhores mais velhos na Grécia Antiga… É, bem isso. Exatamente o mesmo. Era comum no tempo de Aristóteles que homens mais velhos e de melhores condições financeiras tivessem um garoto que aprendia com ele como caçar, pescar, filosofar e… ter sexo. A tal homossexulidade livre dos gregos era mais ou menos isso. Não era bem visto quando a relação acontecia entre pessoas da mesma idade ou nível social. 

Bruce Wayne, por alguma razão que não faz sentido, resolveu, já quarentão, pegar pra morar com ele em sua mansão, o jovem Dick Grayson, cujos pais e irmãos morreram no trapézio. 

Se considerarmos como viviam os gays naquela época – escondidos, com medo dos preconceitos da sociedade – faz sentido que o magnata tenha passado sua vida sob um véu de discrição. É visto em festinhas da alta sociedade com alguma mulher avulsa, com quem nunca vai pra casa, muito menos para a Bat-caverna. E quando vê a Mulher-Gato, que é lindíssima e louca por ele, Batman só quer saber de fugir ou chamar o Comissário Gordon para lidar com ela. Quer prova maior de que ele não é hétero? Algum homem conseguiria resistir ao colán justinho e peito arrebitado da Catwoman?

Foto: Reprodução

E ainda por cima Bruce e Dick se travestem na calada da noite, descem para a secreta Bat-caverna, de onde saem de drag para caçar malvados… Difícil não ver a alusão a um casal “sugar daddy” BDSM (que se indumentam com máscaras, cintos, objetos que provocam dor) que sai à procura de machões sádicos. Só que as “monas” não gostam do Coringa, que é mais drag queen que eles. Batman quer eliminar o Pinguim porque ele é outro velho ricaço querendo o Robin. E do Charada porque sabe do segredinho deles… 

A verdadeira história de Bruce Wayne não acabou bem, pois Robin eventualmente fugiu para fazer dupla com a Batgirl. Por isso o Homem-Morcego ficou gótico e sai a se vingar pelas noites de Gotham City, abandonado pelo seu “sugar-baby”. 

Essa é a verdadeira história do Batman. Não se deixem enganar.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo