Se prepare! Mais uma onda de calor vai atingir o Brasil em outubro
Previsão meterológica indica que uma nova onda de calor poderá aumentar as temperaturas em até 3°C acima da média mensal na maior parte do país
A intensa onda de calor que afetou o país na segunda metade de setembro está prevista para retornar em outubro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica que as temperaturas serão acima da média para este mês na maior parte do Brasil.
Outubro é tradicionalmente conhecido por ser um mês quente, com registros de temperaturas extremas. Entretanto, neste ano, a presença do fenômeno El Niño pode resultar em outra onda de calor, conforme análise da empresa de meteorologia Climatempo.
Estima-se que as temperaturas permanecerão de 2°C a 3°C acima da média histórica em grande parte do país, abrangendo os estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Na região Sul e no norte do Amazonas, a elevação deverá ser de até 1°C acima da média.
As áreas mais afetadas incluem Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde as temperaturas médias podem superar os 29°C. Além disso, Goiás e o Distrito Federal também sentirão fortemente o calor.
Por outro lado, a perspectiva de dias consecutivos de chuva pode aliviar as temperaturas em algumas partes do sul de Mato Grosso do Sul e do Sul do país, com termômetros chegando a ficar abaixo dos 20°C, um pouco abaixo da média para esta época do ano.
ONDA DE CALOR CAUSADA PELO EL NIÑO
Essa onda de calor está relacionada ao fenômeno climático El Niño, que ocorre quando há um aumento anormal na temperatura da superfície do oceano Pacífico na região próxima ao Equador, causando mudanças na evaporação da água e nos padrões de vento, impactando o clima em cascata.
Além do aumento das temperaturas, o El Niño também deve resultar em chuvas mais intensas nos estados do Sul do país, enquanto intensificará a seca nas regiões Norte e Nordeste.
CHUVA E SECA
Em relação às condições de chuva, a seca persistirá em partes do país durante outubro, com previsão de chuvas abaixo da média histórica nas regiões Norte e Nordeste. Nos estados do Nordeste e no norte da região amazônica, o volume de chuva deverá ser inferior a 70 milímetros.
Já na faixa oeste e em áreas do sul da região Norte, a chuva poderá se aproximar ou até mesmo exceder a média histórica, com previsão de 140 mm.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet prevê um retorno gradual das chuvas, principalmente em parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte de Minas Gerais, com volumes inferiores a 160 mm.
Nas demais áreas, a tendência é de chuvas abaixo da média, com acumulados inferiores a 100 mm.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.