Lívia Santana

LIBRAS, CÂMERA E AÇÃO!

O audiovisual brasileiro, especificamente do Ceará, é contemplado em edital e recebe o projeto “Libras, Câmera, Ação” voltado para o público com restrições auditivas.

Está no ar o Projeto “Libras, Câmera, Ação”. Idealizado por profissionais gabaritados do audiovisual cearense, essa é mais uma daquelas oportunidades a qual não se pode perder.

Contemplado no edital da SECULTFOR/CE, o projeto visa abordar aulas de audiovisual (Câmera de TV, Fotografia, Edição de vídeo) para alunos de comunidades de forma gratuita e o público-alvo são alunos que tenham alguma limitação na audição ou estejam em condição de surdez total.

fortaleza.01 LIBRAS, CÂMERA E AÇÃO!

Para participar é muito simples: basta que no período de inscrição o candidato preencha corretamente um formulário que se encontra na BIO do Instagram do projeto(@librascameracao) com suas informações básicas e envie para a produção. Serão escolhidos 10 alunos, e as aulas terão um profissional intérprete de libras para a comunicação eficiente entre aluno e orientador.

Um projeto inédito, inclusivo e que produz uma força de trabalho muito necessária para a área de comunicação, audiovisual, marketing e publicidade. Os alunos sairão com certificado e aptos a entrarem em um mercado de trabalho que só cresce atualmente.

fortaleza.02 LIBRAS, CÂMERA E AÇÃO!

Uma equipe de profissionais de audiovisual, produção e imprensa dará todo o suporte ao projeto, que será ministrado na CASA DA VOVÓ DEDÉ, uma casa sem fins lucrativos que oferece uma estrutura de primeiro mundo, onde os escolhidos para a primeira turma do “Libras, Câmera, Ação” será acolhida e as aulas terão equipamentos que proporcionarão uma experiência única, principalmente se o sonho de trabalhar com TV, cinema e audiovisual em geral for a meta dos alunos inscritos. As vagas são limitadas!

Esse é o momento do audiovisual! Portanto, o projeto “Libras, Câmera, Ação” chega para ficar e promete trabalho e uma troca de excelente qualidade, principalmente dando oportunidades incríveis para pessoas mais do que especiais: os surdos e ensurdecidos!

fortaleza.03 LIBRAS, CÂMERA E AÇÃO!

Segundo os organizadores e os alunos, o curso capacita e dá a acessibilidade necessária para que mais jovens tenham oportunidades em grandes empresas, estúdios de TV, produtoras, agências e fazer muito networking. Em um mundo que ainda engatinha no quesito inclusão, o objetivo é trazer conhecimento a muito mais pessoas interessadas em entrar no mundo do audiovisual e não sabiam como ingressar nele.

Acessibilidade para pessoas da comunidade surda na área do audiovisual é um link e tanto. Depoimentos de alunos, confirmam que a decisão desse público em participar do “Libras Câmera Ação” possibilita o desenvolvimento cognitivo, envolvendo a comunidade surda, promovendo mais justiça social.

As expectativas nele é conseguir a comunicação e a socialização com pessoas da comunidade através da arte do cinema e outras linguagens, por exemplo. As Libras (Língua de Sinais Brasileira), que é uma língua linda e vivida pela comunidade surda, reúne as duas experiências de forma incrível!

“Sinto que a cada dia consigo me envolver mais e mais na comunidade surda e me sinto apaixonado pelo projeto. Conseguir essa acessibilidade para comunidade é dar visibilidade que a comunidade tanto merece e é uma vitória!”, relata um dos alunos do projeto.

O curso Libras, Câmera e Ação é realizada pelo professor Helton Vilar, que tem larga experiência no audiovisual, as aulas que são ministradas nas dependências da CASA DA VOVÓ DEDÉ, na Barra do Ceará, fala muito de uma experiência positiva sobre um curso de audiovisual, onde a acessibilidade foi considerada, com atenção tanto para alunos surdos quanto ouvintes. “Fico feliz em saber que o professor se preocupou em garantir que todos se sentissem confortáveis e continuassem aprendendo.”, relata outro aluno.

A convivência e a vivência dos alunos com o material, as disciplinas, a prática e a teoria, sempre acompanhados pela equipe do INCLUAÇÃO (@incluacaoconsultoria), para a tradução de libras, já dá o tom do que eles irão “enfrentar” no mercado de trabalho, juntamente com a segurança e as convicções muito firmes que é preciso dedicação ao máximo para fazer com que a sociedade majoritariamente ouvinte se conscientize a estudar a Língua Brasileira de Sinais, e nada melhor que as ferramentas digitais para espalhar e consolidar esse trabalho.

“O curso Libras, Câmera, Ação tem sido o projeto mais desafiador que já participei! É algo que tem me feito sair mais da zona de conforto ao mesmo tempo que estimula um olhar mais aguçado e empático para todo um público novo, extremamente capaz e ansioso por conhecimento. Tem sido enriquecedor toda a troca nas aulas, com os alunos e intérpretes e que já me faz enxergar o audiovisual por outros ângulos.” Aluno Libras, Câmera, Ação.

“A importante oportunidade de poder propiciar uma situação de protagonismo para a pessoa surda dentro do audiovisual. Aproveito para agradecer a quem acreditou a abraçou o projeto. Marco Beranger – Coordenador” .

O projeto conta com recursos do IX Edital das Artes da SECULTFOR, com apoio da Casa de Vovó Dedé, IncluAção Consultoria, Helton Vilar e Clipping Comunicação.

Fonte: César A. Martín

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Livia Santana

Jornalista e Assessora de imprensa de Uberlândia, Minas Gerais. Com formações em Turismo e Hotelaria, Culinária, Confeitaria, Teatro (roteirista, atriz e produtora), Locutora de Rádio, Jornalismo (CEO de portais e revistas), apresentadora e Coach. Trabalhos que já fez: Trabalhou para uma agência de modelos e saiu no ano 2020, foi assessora de imprensa, editora-chefe, jornalista e assessorou o programa CBTUR VIP, a Revista CBTUR VIP, as redes sociais da apresentadora e a colunista e embaixadora do Turismo no Brasil, Ruthínea de Carvalho (saiu no mês de março 2022), trabalhou na parte comercial dos jornais Estado do Rio de Janeiro e Niterói News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!