Saúde

É possível experimentar um sorriso como se experimenta uma roupa

O Dr. José Todescan Júnior explica a importância da análise estética e das simulações antes de uma mudança nos dentes 

Ajustar tamanho, costurar, transformar em uma nova peça, pesquisar como clarear roupa branca amarelada com bicarbonato, como tirar manchas ; ajustar dentes tortos, consertar espaços, clarear o amarelo, mudar o formato. São muitas as transformações possíveis quando se fala em roupas e também tratamentos dentários, e há cada vez mais pessoas mudando radicalmente o sorriso. O problema é que o resultado nem sempre pode agradar totalmente quando o paciente não “experimentou” o novo sorriso antes. 

De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria  e endodontia, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e da Associação Brasileira de Odontologia Estética,  sem uma análise estética do sorriso antes, pode ocorrer alguma insatisfação. “A pessoa pode achar que os dentes ficaram grandes demais, por exemplo. Por isso, algumas simulações são extremamente indicadas e é o que fazemos na clínica”, explica. 

E como funciona essa “experimentação” do sorriso?  Segundo o Dr. Todescan, tudo começa muito antes da primeira broca ou anestesia. O especialista afirma que se o paciente não tiver cáries nem doenças gengivais ou, ainda, não necessitar de outros tratamentos, é iniciada uma conversa para saber o que o incomoda com relação à estética. “São inúmeras horas de trabalho, sendo que parte dos procedimentos podem ser realizados até mesmo sem a presença física do paciente”, conta.

Como a beleza é muito relativa, assim como o sorriso considerado bonito pelo paciente, é essa conversa que vai ajudar a entender como a mudança estética pode ser realizada. “Nós escutamos e indicamos o que é melhor para ele. Quem decide a melhor opção de tratamento é o dentista, que vai ouvir o paciente e considerar diversos requisitos técnicos”, diz. 

Chega, então, a hora de realizar testes de vídeo, fotografias intra e extrabucais, radiografias, tomografia, escaneamento de face, escaneamento infra oral e montagem em articulador dos modelos para ser realizado o planejamento digital. “O planejamento digital é o projeto através de simulações realizadas em computador para visualizarmos a proporção dos dentes em relação a ele e aos demais. Nesta fase escolhemos o sorriso que julgamos ideal. Cada pessoa tem um formato de rosto e um jeito de ser e o sorriso precisa combinar inclusive com a personalidade do paciente.”, ressalta Dr. Todescan. 

O dentista explica que a próxima fase é transformar o digital em real. “Realizamos então a transferência deste estudo para a boca do paciente. O trabalho de dias toma forma na boca em poucos minutos sem anestesia e de forma reversível. Caso o paciente aprove o novo sorriso iniciamos o tratamento adotando a Odontologia 3D. O importante é entender que, atualmente, é possível provar um novo sorriso como se prova uma roupa, e isso é super importante, afinal de contas, o sorriso é um cartão de visitas e é preciso gostar do que se vê no espelho”, conclui.

Sobre José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental e Odontopediatria pela USP, endodontia e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética.  Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há  mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho  abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse www.clinicatodescan.com.br ou pelas redes sociais @todescanjrodontologia

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!