Saúde

Yoga e câncer de próstata: Como a prática pode ajudar a fortalecer a saúde do homem

O Novembro Azul é uma campanha internacional que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A cor azul foi escolhida como símbolo da campanha, representando a saúde masculina. A campanha foca na quebra de tabus e estigmas relacionados à saúde masculina, encorajando os homens a realizarem exames regulares.

O câncer de próstata é um grande problema da atualidade, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Por isso, é essencial que sejam feitos exames regulares e que sejam utilizadas técnicas paralelas para melhorar a saúde e qualidade de vida, como o yoga.

De acordo com um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e publicado na revista científica “International Journal of Radiation Oncology, Biology, Physics”, a prática regular de yoga durante tratamentos de radioterapia para câncer de próstata permite uma melhora da fadiga e disfunção urinária e sexual dos pacientes.

Yoga e a saúde masculina

De acordo com o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, a prática de yoga também pode ajudar a fortalecer diversos outros aspectos da saúde masculina.

O yoga oferece vários benefícios que podem contribuir bastante para a saúde masculina, como melhora da flexibilidade, maior amplitude de movimento nas articulações e músculos, o que é fundamental para evitar lesões e manter o corpo ágil”.

A melhora do desempenho sexual também é outra vantagem do yoga, pois através do fortalecimento do assoalho pélvico e do aumento da circulação sanguínea e fortalecimento muscular, a prática regular contribui para uma vida sexual mais satisfatória. Além disso, o yoga é eficaz na redução do estresse, permitindo que os homens gerenciem as pressões do dia a dia com mais equilíbrio emocional e foco”, ressalta Ravi Kaiut.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!