Mesclando música, poesia e performance, turnê estreia no Sesc Nova Iguaçu com a participação do multiartista Kalebe
Os moradores de Nova Iguaçu terão a oportunidade de conhecer o trabalho da cantora e compositora Taslim, que se apresenta pela primeira vez com seu show autoral no Sesc da cidade na sexta-feira, dia 30 de junho, às 20h. A performance será a primeira de quatro shows da turnê Pretambulando, que leva o nome do primeiro álbum da artista e passará ainda por outras unidades do Sesc: Tijuca, no Rio de Janeiro; Barra Mansa e Teresópolis até o final do ano.
Trazendo uma estética afrofuturista aos shows, Taslim convida o público para uma viagem no tempo. Ela aparece como uma personagem do futuro que, até chegar aos dias atuais, enfrenta desafios, passeia pelo passado e descobre, aos poucos, como lidar com o tempo a partir do seu lugar de mulher negra. Tudo isso é guiado por muita música, mas também por poesias e pela própria performance da multiartista, que encarna a narradora de sua própria história.
Lançado em novembro de 2021, o álbum “Pretambulando” traz canções autorais que fazem uma viagem musical por vários estilos da cultura negra, africana e da diáspora, desde o soul ao afrobeat. No show, a multiartista traz também versões de canções conhecidas e composições autorais inéditas, que anunciam novos trabalhos. Passando por temas como beleza negra, ancestralidade, África e amor, o espetáculo vai contar com a participação especial do cantor e baterista Kalebe, cria da Baixada Fluminense.
Taslim (@eutaslim)
Taslim é uma cantora, compositora, roteirista, poeta e escritora apaixonada pela cultura africana e negra, e traz em suas criações uma proposta afrofuturista musical e estética. Com destaque para os singles Noite Quente e Anastácia (Mimoso Remix), a multiartista tem um álbum lançado e participações em festivais pelo país, além de passar por diferentes estados com o projeto Anastácia Tour. Em sua trajetória, ela busca utilizar diferentes linguagens artísticas para criar narrativas onde pessoas negras e sua cultura estão em destaque.
Seu primeiro álbum, Pretambulando, foi lançado em novembro de 2021 com a proposta de fazer uma viagem musical pela história do povo preto. Passeando pelo afropop e soul, o disco traz canções autorais que carregam mensagens de representatividade do ponto de vista de uma mulher negra. Temas como amor, identidade e ancestralidade dão o tom da experiência musical, que contou com a produção de Roger Fraiha e William Magalhães.
Kalebe (@kalebe____)
Kalebe é músico, multi-instrumentista, cantor e compositor, nascido em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Em seu projeto autoral, influenciado pelo soul, jazz e ritmos afro-brasileiros, busca combinar sua experiência como instrumentista, cantor e compositor e define seu som como MPB (Música Preta Brasileira). Seu primeiro trabalho solo lançado em 2019, o single Essa é uma carta de adeus, produzido por Gabriel Marinho do selo Mondé. Em 2020 participa de dois grandes projetos: O disco Lírios São Deusas, d’A Banca 021 e o álbum visual Proteja Seus Sonhos (POSS), projeto da AUR em parceria com Theo Zagrae, Mangolab e Slap Música. Em 2021 participou do disco Brasil Futurista do rapper Coruja BC1 como backing vocal e da segunda edição do projeto POSS na faixa dupla Lekeleke/Vou Festejar junto com Afroito e Kynnie. Em 2022 realiza seu show, PRA FORA, na Casa de Cultura Laura Alvim por meio do Edital Música Ao Vivo (FUNARJ) e participa dos shows do POSS no Circo Voador e da cantora Azula no Espaço Favela do Rock In Rio.
Serviço:
Turnê Pretambulando | Participação: Kalebe
Dia e horário: sexta-feira, 30 de junho, às 20h
Endereço: Sesc Nova Iguaçu – rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu/Rio de Janeiro
Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada), gratuito (com credencial)
Programação:
Sesc Tijuca: 8/8, terça-feira
Sesc Barra Mansa: 29/9, sexta-feira
Sesc Teresópolis: 18/11, sábado
Ficha técnica:
Concepção, Roteiro, Voz e Performance: Taslim
Direção Artística e Supervisão de Roteiro: Natália Balbino
Direção Musical: Muato
Direção de Produção: Camila Francis
Técnico de som: Bob Reis
Banda: Fixel (percuteria e bases), Márcio Sorriso (percussão), Sir Lucas (teclados)
Cenário: Tarso Tabu
Figurino: Grazielly Lima
Iluminação: Nina Balbi
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho