Televisão

Som Brasil 15/11/2023: Milton Nascimento e Chitãozinho e Xororó

Som Brasil chega com histórias de artistas que conquistaram gerações

O Som Brasil desta quarta-feira, 15 de novembro, traz uma imersão pela história de Milton Nascimento e Chitãozinho e Xororó.

O ‘Som Brasil’ promove um encontro há muito esperado pela dupla Chitãozinho & Xororó e Milton Nascimento. Aos 50 anos de carreira de CH&X e aos 60 de Milton Nascimento, revelam o lançamento de um projeto juntos: o EP “Outros Cantos”. O álbum foi gravado remotamente durante a pandemia, com cada artista em sua casa, e esta é a primeira vez que se reúnem pós-produção para falarem sobre o assunto. A conversa vai ao ar no próximo dia 15 de novembro, após ‘Todas as Flores’.

Nas sete faixas que compõem o álbum, a dupla canta sucessos do cantor mineiro e vice-versa. Será possível, então, ouvir Milton cantando sertanejo: umas das músicas mais famosas da dupla, “Evidências”; e uma de suas músicas mais populares, “Cio da Terra”. “Quando ouvi ‘Evidências’ na voz do Milton o meu queixo caiu, acho que a roupagem da música caiu perfeitamente para a voz dele”, comemora Xororó.  As versões são apresentadas com exclusividade no ‘Som Brasil’ antes de estarem disponíveis nas plataformas de áudio.

O programa, produzido pela mesma equipe do ‘Conversa com Bial’, contempla os musicais inéditos e uma entrevista conduzida por Pedro Bial. Junto com Augusto Nascimento, filho de Milton, eles compartilham histórias nunca contadas, tanto pessoais quanto das carreiras, que passeia por diversos momentos em que os três dividiram os palcos ou a tela da TV. Exploram também as influências musicais que um exerce sobre o outro, o surgimento da ideia de “Encantos”, e o convite a Milton.

A dupla não esconde ter o ex-integrante do Clube da Esquina como ídolo, e a alegria em realizar um projeto com ele: “Ele é uma entidade, é a história da música brasileira, e a gente teve esse privilégio de conhecê-lo mais de perto”, destaca Xororó. “Quando ele começa a cantar a gente fica prestando atenção, é muito especial”, acrescenta Chitãozinho. Milton também mostra sua admiração por eles: “Não é apenas sobre soltar voz, mas sobre o coração. São muito Brasil”.

Os convidados trazem também suas abordagens acerca do sertão, tema em que eles se interseccionam. CH&X lembra trabalhos de Milton que têm essa referência. “Quando a gente ouve ‘Morro Velho’, temos a certeza de que o Milton realmente tem o sertão em si”, comenta Xororó. Para Chitãozinho, é justamente “Cio da Terra” que carrega esse significado: “Senti que Milton é sertanejo com essa música. É um sentimento de sertanejo de verdade”.

Outras canções presentes em “Outros Cantos”, apresentadas no programa, são “Bailes da Vida” e “Seu Bento e Dona Linda”.

Conceito da abertura

O conceito da abertura do especial explora a memória afetiva brasileira, preenchendo a tela com fotos antigas dos cantores e elementos da natureza, como o céu e a terra, que levam a um mergulho no Brasil profundo.

O Som Brasil começa logo após mais um capitulo de Todas As Flores, não perca!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!