Solidão estreia na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio
A Biblioteca Parque do Rio de Janeiro recebe, de 7 a 15 de fevereiro, sempre às terças e quartas, 16h, o espetáculo “Solidão”, de autoria de Estefano e direção de Cilene Guedes, que tem entrada gratuita. A produção inédita conta a história de dois irmãos, Caio e Guilherme, que ficam sozinhos, sem qualquer familiar ou parentes. Os irmãos vivem seus momentos sem saber qual será o último, já que um deles está à beira da morte.
A julgar por um estudo recentemente divulgado pela Brigham Young University, solidão é meio caminho andado em direção à morte. O trabalho concluiu que gente solitária tem 50% mais chances de morrer do que aqueles que estão sempre cercados de familiares ou amigos. Isso significa dizer, segundo os pesquisadores, que a solidão deveria ser encarada como um problema de saúde pública tão preocupante quanto o tabagismo e o alcoolismo. Imaginem o quanto isso não foi potencializado em período de pandemia e isolamento social! Os danos financeiros foram rapidamente percebidos. Era fácil demais notar que o dinheiro ficou mais curto. E o isolamento? E a solidão? Quando se notou que estar sozinho fazia mal? Quando se percebeu que a falta de alguém próximo tirava o sentido da vida?
“Este espetáculo surgiu da necessidade de fazer teatro. Meu primo, Matheus Fontini, que está em cena comigo, estava finalizando a faculdade de artes cênicas e queríamos muito fazer algo juntos. E escolhemos falar de cotidiano, de momentos da nossa rotina que são tão comuns que muitas vezes não damos o devido valor. A direção da Cilene Guedes trouxe um olhar ainda mais especial para aquilo que eu pensava enquanto escrevia. Tudo ganhou um novo contorno nos palcos”, disse o autor e ator Estefano.
“Solidão” faz parte do projeto Retomada Cultural RJ, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço – Solidão:
Data: 7/02, 8/02, 14/02 e 15/02 (terças e quartas)
Horário: 16h
Local: Biblioteca Parque Estadual (Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Classificação Indicativa: Livre
Duração:70 min
ENTRADA GRATUITA
Ficha Técnica:
Idealização:Sem Rumo Produções
Produção Executiva: Raul Azevedo
Direção: Cilene Guedes
Dramaturgia: Estefano Abreu
Elenco: Estefano e Matheus Fontini
Direção de Arte: Cenário – Jovanna Souza; Figurino – Geremias
Iluminação: Wilson Reis
Trilha sonora: RS Produção Musical
Direção de Audiovisual: Márcio José Ferreira
Identidade Visual e Produção Gráfica: Shailon Maciel
Fotos: Ferreira Fotos
Mídias Sociais: Junior Souza
Assessoria de Imprensa: MMayrink Comunicação
Sem Rumo Produções
Produtora da Baixada Fluminense, começou seus trabalhos em 2013 com o canal homônimo na internet. Levou o canal para o teatro e marcou história com 3 temporadas do espetáculo. Produziu espetáculos de final de ano em escolas de dança de Duque de Caxias. Mais recentemente produziu os 30 anos do Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, com um mega flash mob de mais de 100 bailarinos e shows ao vivo e 4 dias de comemoração inloco no shopping. Atualmente produz “Solidão”, uma peça de drama.
Direção
Atriz, autora teatral e jornalista, dedica se ao teatro desde 2009, quando iniciou sua formação em interpretação na Casa de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Em 2011 e 2012, atuou em “Emilinha e Marlene”, musical de Thereza Falcão e Júlio Fischer, dirigido por Antonio de Bonis. A atuação foi reconhecida pela crítica:”uma irrepreensível Bibi Ferreira”(Artur Xexéo); “Cilene Guedes impressiona ao reproduzir com perfeição as expressões de Bibi Ferreira” (Mauro Ferreira). Em 2012 e 2013, integrou o elenco de atores-cantores de “A Revista do Ano – O Olimpo Carioca”, de Tânia Brandão, com direção de Sérgio Módena. Em 2013, estreou o trabalho autoral “Jumbo – Eu visito a tua ausência”, com a Companhia de Teatro Baú da Baronesa. Na televisão, integrou o elenco na novela “Amor Eterno Amor” e fez participações no seriado “A Grande Família” e nas novela “Além do Horizonte”, “Páginas da Vida” e “Império”.
Elenco:
Estefano: Ator, formado na Academia Internacional de Cinema e em Teatro Musical na CAL de Laranjeiras, atua desde 2013 em projetos próprios na internet com o canal “Sem Rumo”. Produziu 3 temporadas do espetáculo homônimo, que visitava cenas do canal nos palcos É apresentador e diretor de mídias do maior festival de webséries do mundo, o Rio Web Fest. Diretor de mídias do Piraí Fest. Atua com mídias rápidas e produção de conteúdo desde 2011.
Matheus Fontini: Ator, formado pela CAL, atuou em “O Tempo e os Conways”, “Um Homem Na Lua”, A Mulher Alvo e Seus Dez Amantes” e a aclamada “Por Elise”, onde ficou em cartaz por dois teatros no Rio de Janeiro. Cursou Interpretação para Cinema na Academia Internacional de Cinema em 2019.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.