Saúde

Sarna humana: conheça detalhes sobre escabiose, doença mais comum do que se imagina

Você já ouviu falar em sarna? Comum nos animais, mas também presente nos humanos, a sarna humana, também pode ser chamada de escabiose, e é uma doença infecciosa provocada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei que acomete a pele e se manifesta como coceira intensa e vermelhidão.

De acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, é recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada ou com suas roupas, pelo menos até o final do tratamento, pois essa doença é facilmente transmitida por meio do compartilhamento de roupas, como lençóis ou toalhas.

Segundo o médico, ter sarna não é necessariamente um sinal de má higiene. A escabiose é uma infecção transmitida entre pessoas através de contato próximo.

“Os casos mais comuns são entre familiares que vivem na mesma casa. A via sexual é outra maneira comum de se adquirir sarna. Exército, lares para idosos, creches e presídios são locais onde frequentemente há surtos de sarna”, disse.

Gustavo também afirmou que o tratamento recomendado pelo dermatologista para sarna geralmente envolve o uso de medicamentos e pode também atingir o couro cabeludo, causando bastante coceira e vermelhidão.

O contato entre crianças e adolescentes na escola não costuma ser próximo o suficiente para causar a transmissão, o que de modo algum significa que não haja risco. Do mesmo modo, um simples aperto de mão ou um rápido abraço não costumam ser suficientes para haver transmissão.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo