Débora Batista no Rio de JaneiroTelevisão

Santa Teresa: um bairro repleto de arte

Conheça mais sobre o bairro de Santa Teresa

Pensa num lugar pequeno, charmoso, com jeitinho de interior e com muita, muita arte pelas ruas. Este é Santa Teresa, que fica na parte alta do Centro do Rio. Para chegar ao local, uma boa opção é o bondinho. O bilhete de R$20 garante a ida e o retorno. Minha dica é que você vá até o ponto final e, na volta, pare no Largo dos Guimarães. Explore os arreadores, almoce e vá em direção ao Largo do Curvelo, onde ficam dois espaços culturais super bacanas. Então, pode voltar!

O Largo dos Guimarães concentra diversos bares e restaurantes com preços que cabem no bolso. Um dos mais famosos é o Bar do Mineiro, fundado em 1992 com refeição com gostinho do Brasil. Outro restaurante bastante popular é a Adega do Pimenta, com comida alemã.

As ruas possuem paredes e postes com pinturas artísticas e vale descer um pouco mais adiante do Bar do Mineiro até encontrar um painel de mosaicos inspirados no bondinho. Por falar nele, há por toda a parte homenagens a Nelson Correa da Silva, o motorneiro que morreu num fatídico acidente e comoveu a população local.

A artista Rafa Mon, que tem sido bastante requisitada, tem seu ateliê no bairro e é responsável por muito colorido recente que há por lá. Por falar em ateliê, são diversos por ali.

No Largo do Campelo, um casarão imponente, amarelo, chama atenção e pode ser seu! Ele está à venda. O único morador sempre o disponibiliza para locações da TV Globo. Subindo a ladeira você chega a dois espaços incríveis: O Parque das Ruínas e o Museu Chácara do Céu.

O Parque das Ruínas recentemente mudou de nome para Parque Glória Maria. Será que vai pegar? O local serviu de residência para a socialite Laurinda Lobo, mecenas da Belle Époque carioca, que recebia nomes como Oswald Andrade, Tarsila Amaral e muitos outros.

Ao lado, fica o Museu Chácara do Céu, antiga residência do empresário e mecenas Raimundo Ottoni de Castro Maya e possui vasto acervo de pintores famosos, entre eles, Di Cavalcanti, Portinari, Matisse, Iberê e Miró. Seu acervo hoje pertence ao Iphan.

Ah, para pegar o bondinho, vá à estação! Ela fica ao lado da Petrobras, na rua Senador Dantas, Centro da cidade, bem pertinho do Largo da Carioca.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo