Rick Rastro fala sobre o crescimento do Marketing Digital Musical durante a pandemia

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Com o aumento expressivo do Mercado Musical Digital nas plataformas de streaming durante a pandemia, a procura por profissionais especializados aumentou significativamente entre os artistas, já que para se manterem em evidência, eles precisaram se reinventar.

Sem contar que, no digital o investimento é consideravelmente baixo, se compararmos aos métodos offline. E os resultados, além de superiores, são facilmente mensuráveis.

Porém, por mais que pareça fácil estar presente nas plataformas digitais, apenas distribuir o seu produto por lá, não garante que ele atrairá ouvintes. Já que segundo uma pesquisa feita pelo site Tech25s, cerca de 25% dos produtos disponíveis no Spotify, nunca foram ouvidos.

Para explicar um pouco mais sobre os “bons modos” nas plataformas digitais, convidamos o especialista em Mídia Para Artistas, Rick Rastro, que somente em 2020, realizou trabalhos para mais de 30 artistas.

“A pandemia fez com que os artistas olhassem para o digital com outros olhos. Afinal, sem shows, o único cenário que poderia gerar lucro seria na Internet, através de lives com patrocinadores ou dos royalties de direitos autorais vindos pelas plataformas digitais.”, afirma Rick.

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Para Rick, não existe uma fórmula certa pra o sucesso digital, mas existe um padrão (o famoso arroz com feijão) que é o mínimo que todos os artistas precisam fazer para se posicionar de maneira profissional nas redes.

“Quando pensamos no lançamento de um produto, a primeira coisa a se pensar é na identidade visual que o produto vai ter. É ela que irá despertar o desejo no ouvinte. Logo após, decidimos o que será feito no pré-lançamento (campanhas de pre-save, teasers, matérias em sites especializados), no lançamento e no pós, que soma bastante, pois vem como um complemento,” conclui o especialista em Mídia Para Artistas.

Além dos aplicativos de música, as redes sociais também devem ser levadas a sério, já que são lá que novos fãs se conectam e os atuais se fidelizam. Segundo Rick, é interessante diversificar o conteúdo e principalmente manter a frequência. “Poste os bastidores, vídeo covers, faça live, vídeos engraçados e utilize os inúmeros recursos de criação que estão disponíveis.”

Renda extra

A busca por profissionais qualificados nessa área tende a aumentar ainda no segundo semestre de 2021, portanto vale a pena investir em conhecimento nesse nicho, até como uma alternativa de renda. É isso vale não apenas para o cenário musical, mas para o marketing digital em geral.

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