Televisão
Tendência

Reescrevendo o futuro.

A analista de seguros Adriana Sanches não imaginava que uma pequena falha em seu olfato e paladar a levaria para uma batalha pela vida. Tudo começou quando percebeu alterações nesses sentidos, chegando a confundir os sintomas com sinusite, mas o quadro evoluiu até que não pudesse mais sentir nenhum gosto ou cheiro. A partir daí, o que parecia ser algo passageiro, revelou-se um problema muito mais sério: um tumor cerebral frontal esquerdo, diagnosticado como Oligodendroglioma Grau 2.
“Após realizar uma bateria de exames, descobri que o tumor já estava do tamanho de um limão e caso não fosse operado poderia afetar o sentido da minha fala e se tornar um série risco a minha vida”, lembra Adriana sobre os momentos angustiantes após o diagnóstico.
De acordo com o neurologista e neuro-oncologista Dr. Gabriel Batistella, que assumiu o caso de Adriana, a paciente apresentava sintomas preocupantes que indicavam a necessidade de uma intervenção urgente. “O tumor estava localizado em uma área delicada do cérebro, o que aumentava os desafios do procedimento cirúrgico. Após uma série de exames, realizamos uma craniotomia no Hospital Samaritano”.

Processo de recuperação
A recuperação de Adriana foi lenta, com perda parcial temporária dos movimentos do lado direito, o que exigiu fisioterapia intensiva para recuperar sua independência. “A minha memória também foi afetada e tive que reaprender nomes simples, como televisão, almofada etc.”.
Segundo o especialista, a analista demonstrou uma incrível força de vontade durante todo o processo de reabilitação, fator determinante para superar os obstáculos e alcançar a recuperação total. “Neste caso, apenas a cirurgia foi suficiente para lidar inicialmente com o tumor, não sendo necessário colocá-la em quimioterapia ou radioterapia neste primeiro momento”.
Porém, Dr. Gabriel aproveita para alertar sobre o tempo de descobrimento do câncer e como isso influenciou no tratamento. “No caso da Adriana, o quadro foi descoberto em um estágio avançado e já havia interferido no seu organismo. Portanto, a recomendação é buscar um especialista logo que surjam os sintomas e sempre realizar os exames de rotina. Com um diagnóstico precoce, é possível evitar que os tumores se desenvolvam da mesma forma que o de Adriana”.

Novos desafios e um novo futuro
Hoje, depois de tantos desafios e com 34 anos, Adriana leva uma vida plena e ativa, não apenas com esportes e trabalho, mas também sendo mãe e esposa. “Não tomo mais nenhum tipo de medicamento, levo uma vida absolutamente normal. Mas, acima de tudo isso, sou grata por ter a oportunidade de ver meu filho Miguel crescer, pois quando tudo aconteceu ele tinha apenas quatro anos”.
Já o acompanhamento com o Dr. Gabriel ainda é realizado anualmente, com exames de ressonância magnética do crânio, espectroscopia, difusão e perfusão, pois é preciso ter atenção em caso de possível progressão do tumor. “Graças a Deus, até hoje o tumor não voltou e só tenho motivos para agradecer estar viva. Minha única sequela é a anosmia, pois mesmo com o procedimento não recuperei o olfato e o paladar”.
Para Dr. Gabriel, Adriana é um verdadeiro exemplo de superação, com determinação e positividade inspiradoras para todos ao seu redor, médicos e demais pacientes. “São histórias como a dela que mostram que nenhum problema é grande demais quando se recebe o tratamento adequado e se mantém a esperança de que tudo irá melhorar”.

Quem é Dr. Gabriel Batistella?
Médico neurologista e neuro-oncologista pela EPM/UNIFESP, o Dr. Gabriel Batistella também é membro do corpo diretivo da SNOLA, Departamento Científico de Neuro-Oncologia da ABN, e coordenador fundador da comissão de neuro-oncologia da LBE/ILAE. O especialista também atua como neurologista e neuro-oncologista do HCor, CENOSP e NC6 (Jundiaí).

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!