Psicóloga especialista em inteligência descreve as características comuns em crianças com altas habilidades

A psicologia define inteligência como sendo “a capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

As altas habilidades não são um atributo que pode se desenvolver independentemente das condições ambientais.

 De acordo com a a Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, Roselene Espírito Santo Wagner, as pessoas que possuem aptidões superiores compõem um grupo bastante heterogêneo, visto que alguns têm altas habilidades em diversas áreas; outros, em apenas uma.

“Essa variação também é observada em termos de personalidade e humor, uns são mais extrovertidos; outros, introvertidos. Alguns são populares, se relacionam bem com as pessoas e outros preferem ficar sozinhos e o senso de humor está mais presente em alguns do que em outros. Desse modo, a avaliação do portador de altas habilidades envolve não só a mensuração do nível intelectual, mas também a personalidade, a criatividade e o estado emocional. Por isso o acompanhamento psicológico é tão necessário”, disse.

Segundo Roselene, as características mais marcantes de pessoas de Alto QI são:

1-rapidez na aprendizagem;
2-facilidade para abstração, associações, análise e síntese, generalizações;
3-leitura voraz e vocabulário avançado;
4-flexibilidade de pensamento;
5-produção criativa;
6-capacidade de julgamento;
7-habilidade para resolver problemas com soluções próprias;
8-memória e compreensão incomuns das situações vividas;
9-independência de pensamento;
10- talentos específicos, como esportes, música, artes, dança, informática;
11-muita curiosidade;
12-senso crítico exacerbado;
13-senso de humor desenvolvido;
14-comportamento cooperativo;
15-sensibilidade e empatia ao se comunicar;
16-habilidade no trato com as pessoas;
17-autoconsciência;
18-liderança;
19-interesse por assuntos novos e por várias atividades ao mesmo tempo;
20-concentração prolongada em atividades de interesse;
21-aborrecimento com a rotina; repetição que gera tédio;
22-gosto por desafios;
23-persistência e adaptabilidade perante dificuldades inesperadas;
24-reconhecer seus erros e aprender com eles;
25-E a mais importante de todas as características: desenvolvimento de Inteligência Emocional através das fases, dentro do ciclo vital de acordo com as experiências vividas.

Além disso, a professora afirmou que pessoas com Superdotação e/ou Altas Habilidades também possuem:
raciocínio excepcional, altas habilidades, aptidões superiores, são indivíduos mais capazes, bem dotados intelectualmente, com alto potencial e talentos especiais.

“No entanto, essas pessoas também podem apresentar algumas características afetivas, que devem ser trabalhadas terapeuticamente, tais como:

Dificuldades nos relacionamentos sociais e em aceitar críticas; falta de conformismo e resistência a autoridades; recusa em realizar tarefas rotineiras e repetitivas. Além disso, também é comum apresentar excesso de competitividade; intensidade alta de emoções; preocupações éticas e estéticas; ansiedade; persistência; autoconsciência elevada; senso de humor apurado, maduro e rebuscado; e preocupação com assuntos ecológicos e sociais, deixando-os apreensivos e inquietos”, revelou.

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