Projeto gratuito e inovador que une cidadania, educação e teatro dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social,“Gentilezinha” retorna com uma nova temporada de espetáculos para a comunidade da Rocinha e escolas municipais cariocas

o segundo semestre de 2023, o ‘Gentilezinha’ retorna à Rocinha e às escolas municipais do Rio de Janeiro com uma série de 20 apresentações teatrais inéditas. O amigo da cidadania e exemplo de educação, compaixão e boas maneiras, o ‘Gentilezinha’, juntamente com seus colegas Luquinhas, Mabel e Sete, vai animar, cativar e ensinar as crianças. A turma abordará temas como sustentabilidade, meio ambiente, cidadania, respeito, diversidade, bullying e educação financeira, sempre de maneira irreverente e de fácil assimilação. Também são pregados o amor e a gentileza. O objetivo é contribuir para a formação cidadã das crianças, especialmente em situação de vulnerabilidade social, através da arte e da cultura, educando, instruindo e ensinando importantes valores de forma acessível. Desde 2017, o ‘Gentilezinha’ dá um show de cidadania. Há seis anos, o projeto leva alegria e ensina importantes valores para as crianças do Rio de Janeiro através de peças teatrais interativas, episódios de sua websérie no YouTube e cartilhas para colorir. Mais de 50 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa.

Todos os anos, uma série de apresentações teatrais interativas e educativas é promovida para as crianças, não apenas na Rocinha como também em escolas públicas, orfanatos, praças e centros comunitários cariocas, onde são abordados com elas temas importantes de forma lúdica, acessível, engajante e divertida. Cada ano o projeto traz um espetáculo inédito com lições de extrema relevância para o público infantojuvenil, abordadas de forma lúdica. Ao todo já foram realizadas das 140 apresentações teatrais, 24 mil cartilhas para colorir com conteúdos complementares foram distribuídas gratuitamente e a websérie, que apresenta vídeos educativos, já alcançou mais de 60 mil visualizações.

Com expertise, criatividade e relevância, o ‘Gentilezinha’ é um projeto de grande impacto positivo no Rio de Janeiro. A iniciativa é idealizada e organizada pela Trinity, agência de publicidade especializada em ‘marketing de causa’, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS). A iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Parque Rocinha C4 e o patrocínio de empresas, como: a Companhia de Investimentos Mubadala, a Mitra, a Azzura, a Jolecar, a agência de publicidade Binder e a Infotec. Segundo Fernando Oliveira, diretor-geral da Trinity e idealizador do projeto, ‘Gentilezinha’ é um sucesso por abordar diversos temas importantes que impactam positivamente a vida das crianças que estudam em escolas públicas. Investir na educação de base é o melhor caminho para prepará-las para um futuro melhor. A agência de publicidade é autora de inúmeros projetos já bem consolidados e que fazem parte do calendário cultural do Rio. Entre os ‘cases’ de sucesso da agência, que destina 100% da sua produção ao ‘marketing de causa’, está o Projeto ‘Gentilezinha’, que foi inspirado no Profeta Gentileza e lançado em setembro de 2017. José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, foi um pregador urbano brasileiro, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade carioca. Ele andava pela Zona Central com uma túnica branca e tinha uma barba longa. Sua frase mais conhecida é ‘Gentileza gera Gentileza’.

Serviço:

Sair da versão mobile