Televisão

Profissão Repórter 25/07/2023: A moda que rompe com estereótipos

Profissão Repórter vai mostrar histórias de modelos negros e obesos que enfrentaram obstáculos para conquistar espaços no mercado de trabalho

O Profissão Repórter desta terça-feira, 25 de julho, traz a moda que rompe com os estereótipos.

“As crianças riam de mim na escola. Como eu ia sonhar em um dia ser modelo?”, diz Laís Roberta, modelo plus size negra brasileira, conhecida nas redes sociais como La Robertita. A história de Laís e de outros modelos que romperam barreiras para conquistar o mundo da moda serão mostradas no ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 25. A repórter Nathalia Tavolieri e a repórter cinematográfica Gabi Villaça conheceram Robertita assim que ela desembarcou da Semana de Moda de Paris, em outubro do ano passado, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Desde então, passaram a acompanhar passo a passo da agenda da modelo, incluindo ensaios fotográficos de marcas de luxo e eventos publicitários – trabalhos acompanhados diariamente por mais de 70 mil seguidores nas redes sociais. 
 
“Eu acredito que a minha presença lá foi muito significativa, histórica. Apesar disso, não foi uma experiência confortável, foi solitária. Ainda olho para os lados e não vejo pessoas como eu”, afirma Laís, filha de um motorista e de uma metalúrgica. Em outra reportagem, a jornalista Milena Rocha acompanha a história da baiana Camila Santos, de 28 anos. Há um ano ela foi entrevistada pelo repórter Guilherme Belarmino para o ‘Profissão Repórter’ que tratou sobre a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU. Num relato emocionante, ela contou que entrou em desespero ao ver a mãe e os irmãos chorando de fome, e por isso tentou furtar comida num supermercado. Camila foi agredida pelos seguranças e presa. Uma agente de modelos de São Paulo viu a história dela na TV e resolveu apresentá-la ao mercado de moda paulista. “O sonho que eu tive foi realizado agora”, resume Camila. 
   
Já o repórter André Neves Sampaio e o repórter cinematográfico Alex Gomes mostram uma vivência organizada por uma agência de modelos que busca aumentar a diversidade de seu casting. Durante três dias, jovens selecionados ao redor do país passaram por uma imersão em uma casa em São Paulo para aprimorar as técnicas de passarela. Entre os modelos estão uma menina do interior de Rondônia que trabalha em um poço de produção de tilápia e um entregador de comida do Rio de Janeiro, que, no fim do curso intensivo, participaram de um grande desfile na capital paulista.   

O Profissão Repórter começa logo após mais um episódio de No Limite Amazônia, não perca!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo