Televisão

Profissão Repórter 17/10/2023: Como funcionam os serviços de assistência aos idosos no Brasil

Profissão Repórter chega com serviços de assistência aos idosos

O Profissão Repórter desta terça-feira, 17 de outubro, chega com os serviços de assistência aos idosos no BRasil.

Nos últimos 23 anos, o número de brasileiros acima de 60 anos cresceu de 8,5% para 15,5%, de acordo com o IBGE. Os cuidados com a terceira idade são o tema do ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 17, que vai mostrar o trabalho das instituições para idosos em São Paulo e no Rio de Janeiro além de mostrar como funciona o atendimento de denúncia oferecido pelo Disque 100 em Brasília.

No Rio de Janeiro, o projeto ‘Agente Experiente’, contrata idosos para prestar assistência a outros idosos, com visitas domiciliares semanais. Na cidade de Poá, região metropolitana de São Paulo, o repórter Thiago Jock registra a vida dos moradores acolhidos pelo Lar Mãe Mariana, que tem mais de meio século de existência e abriga 46 idosos. Há seis anos, a assistente social Deise Silva de Andrade é coordenadora do Lar Mãe Mariana e responsável pelos idosos até o final da vida de cada um deles. Nesse período, Deise já esteve mais de 50 vezes em velórios do cemitério municipal, sozinha, sem nenhum familiar, em muitas despedidas. 

No ano passado, o Disque 100 atendeu em média mais de 30 mil denúncias por mês, quase oito mil relacionadas aos idosos. A repórter Danielle Zampollo e o repórter cinematográfico Fernando Grolla acompanham casos de violência contra idosos em Brasília e mostram como funciona o atendimento oferecido serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. “A pandemia gerou um espaço muito propício para essas violações. Famílias confinadas, a interrupção de tratamentos, os cuidadores também foram afetados, o que dificultou ainda mais a questão do revezamento de cuidados, a precariedade financeira também”, afirma Monize Marques, juíza coordenadora da Central Judicial do Idoso.

As denúncias recebidas pelo Disque 100 também são encaminhadas para a Decrin, delegacia especial de repressão aos crimes contra a pessoa idosa do Distrito Federal. Uma das denúncias recebidas pela Decrin levou a equipe do ‘Profissão Repórter’ até a casa de Elias Trajano da Silva, de 90 anos, encontrado pelos policiais em situação de maus tratos e abandono. A Decrin realiza, em média, um atendimento como esse por dia e o número de casos praticamente dobrou em relação ao ano passado. 

O Profissão Repórter começa logo após mais um capitulo de Todas As Flores, não perca!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo