Televisão

Profissão Repórter 02/08/2022: Avanços do tratamento com cannabis medicinal

Profissão Repórter traz os avanços do tratamento com cannabis medicinal

O Profissão Repórter desta terça-feira, 02 de agosto, traz uma reportagem que mostra o uso do cannabis medicinal para tratamentos de diversos distúrbios neurológicos.

O tema do Profissão Repórter é cannabis medicinal. Nossa equipe vai mostrar os avanços do tratamento com o óleo, extraído da planta da maconha, que vêm ajudando pacientes que não respondem aos medicamentos convencionais.

Caco Barcellos foi até o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, um dos mais importantes do país, para mostrar o Núcleo de Cannabis Medicinal, criado no ano passado, que trata pacientes com doenças de difícil controle – como epilepsia, autismo, dores crônicas e câncer.

“O objetivo é construir uma visão crítica e científica sobre o uso medicinal da cannabis para algumas condições e patologias, no alívio de seus sintomas e melhora da qualidade de vida dos pacientes”, explica o coordenador do núcleo, o médico Vinícius Barbosa.

Uma das atendidas no local é a pequena Ana Vitória, de 4 anos. Diagnosticada com autismo severo, ela passou a ser medicada com óleo de cannabis há três meses. Os pais optaram pelo óleo importado dos Estados Unidos, que custa até R$ 5 mil, o frasco.

No entanto, não são todas as famílias que podem arcar com esse alto preço e, por isso, muita gente hoje luta para conquistar na Justiça o direito de cultivar cannabis para fazer o óleo em casa. O repórter Chico Bahia, o repórter cinematográfico Leandro Matozo e o técnico de som Márcio Veloso conheceram o Projeto Mulheres e Mães Jardineiras, que oferece cursos, suporte jurídico e médico a mulheres que querem seguir esse caminho.

Já a repórter Julia Sena e o repórter cinematográfico Alex Gomes foram até Búzios, município do Rio de Janeiro, onde uma lei aprovada no final de 2021 garante o uso e a distribuição de cannabis medicinal na região. Ao todo mais de 400 crianças e adolescentes com autismo ou epilepsia, e que não respondiam aos tratamentos convencionais poderão fazer uso do medicamento. O objetivo é que até o final de 2022 o óleo de Cannabis Medicinal seja disponibilizado na rede pública de saúde.

Nykollas, de 3 anos, diagnosticado com autismo há um mês, começou a tomar o óleo há três semanas. A mãe, Lidiane Oliveira, comemora a evolução do filho.

“A professora falou que depois que ele começou a tomar o remédio, ele aprendeu muita coisa, estava desenvolvendo coisas que ele não fazia”, conta.

O Profissão Repórter começa logo após mais um episódio da série Filhas de Eva, não perca!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!