Televisão

Prato Feito 08/12/2023: A presença das hortaliças no pê-efe dos mineiros

Prato Feito chega com sabores de Minas Gerais

O Prato Feito desta sexta-feira, 08 de dezembro, traz a presença das hortaliças do PF do mineiros.

Rita Lobo visita Minas Gerais para mostrar a riqueza do pê-efe do brasileiro. “Quando penso em comida caseira, um dos primeiros sabores que me vem à cabeça é a cozinha mineira”, diz a apresentadora. O programa tem o foco nas hortaliças, grupo alimentar que é muito valorizado pelos mineiros.

A viagem começa por Ouro Preto, cidade colonial que conserva muitas heranças alimentares dos tempos dos bandeirantes, colonizadores europeus e povos indígenas. Rita percorre a famosa Feira de Pedra Sabão, material que ficou conhecido pelas esculturas de Aleijadinho e já era usado pelos indígenas para cozinhar. Segundo uma vendedora, a panela feita de pedra sabão dá mais sabor à comida, além de manter os alimentos quentes por um tempo maior. A feira é ponto de encontro de Rita com Luanda Batista, mestre em história da alimentação e professora do Instituto Federal de Minas Gerais. Durante o bate-papo, ela conta como ocorreu a formação do pê-efe dos mineiros através de uma cultura de quintal e roça. O prato tem em sua base arroz, feijão – angu é essencial, ela diz -, adicionado de uma carne – preferencialmente porco ou frango – e uma verdura escura, geralmente a couve, além de outro vegetal e salada.     

Depois da feira, Rita decide conhecer uma república de estudantes para conferir como os jovens se alimentam mesmo com pouca experiência na cozinha. Ela se encanta com a boa alimentação dos rapazes, que se revezam para cozinhar todos os dias uma refeição rica em nutrientes. Rita prova o feijão, arroz, frango empanado, abóbora e outros acompanhamentos feitos por dois alunos, enquanto conversa com todos sobre a importância de saber cozinhar para se alimentar melhor.

De Ouro Preto Rita parte para Belo Horizonte, onde vai até um sacolão encontrar Ana Flavia Cardoso, a personagem principal deste episódio. A jovem compra no local todos os ingredientes que precisa para preparar suas marmitas e congelar, já que não tem tempo de cozinhar no dia a dia.  Após conhecer um pouco mais a história de Ana Flávia em relação à alimentação, Rita propõe a jovem que organize um almoço com sua família para conhecer as heranças alimentares deixadas pela falecida avó. Junto da mãe e duas tias de Ana, a apresentadora participa do preparo da refeição. O cardápio traz arroz com costela de porco, lombinho e brócolis, acompanhado de jiló frito e quiabo, além de couve cortada bem fininha. À mesa não faltam momentos de emoção e risadas ao lembrar os ensinamentos e truques culinários da matriarca no primeiro encontro em família após sua partida. “Para cada lugar do país que vou busco histórias do prato feito, do arroz com feijão, mas tenho encontrado histórias lindíssimas de famílias como a de vocês, que são puro afeto. Agradeço demais por terem me recebido”, revela Rita. 

O Prato Feito começa logo após mais uma edição do Globo Repórter, não perca!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!