Televisão

Inteligência multipla .

Howard Gardner, um psicólogo cognitivista da Universidade de Harvard, defende a teoria de que existem diferentes tipos de inteligência que podem ser utilizadas durante o dia a dia. E a especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins explica como cada uma dessas inteligências têm um potencial de desenvolvimento que contribui para um melhor desempenho pessoal e profissional.
“O ser humano é dotado de nove inteligências e possui a capacidade de operar todas elas. Naturalmente existe mais facilidade, aptidão, para algumas do que para outras, devido à influência da herança genética, ou a carga e variedade de estímulos recebidos desde a infância, entre outros fatores. São essas inteligências de maior dominância que vão impactar de várias maneiras a rotina das pessoas, influenciando como elas aprendem, pensam, agem, trabalham e se relacionam com outros indivíduos”, diz Cinthia.
Entre os tipos de inteligências, estão: inteligência cinestésica corporal, que é a capacidade que as pessoas têm de controlar e conhecer o próprio corpo, dispondo de uma coordenação motora invejável; inteligência musical, competência que os músicos, compositores, produtores, maestros e cantores dispõem; e inteligência linguística, muito comum em vendedores, escritores, redatores e jornalistas.
Outras formas de inteligências incluem ainda: lógica matemática, que revela o domínio da capacidade de mexer com números, lidar facilmente com atividades lógicas e usar a razão para resolver tarefas complexas; inteligência naturalista, que aparece em pessoas que se descobrem como parte integrante do mundo animal e vegetal, do meio ambiente; e inteligência espacial, comum em pessoas que têm aptidão visual e espacial, cuja criatividade também é extremamente aflorada.
“Inerente à capacidade de ter empatia pelas pessoas, a inteligência interpessoal também faz parte da teoria de Gardner, assim como a inteligência intrapessoal, nas vezes em que o indivíduo tiver bom nível de autoconhecimento e conseguir se autoanalisar. Por fim, existe a inteligência existencial, diretamente ligada a capacidade de se situar em temas como o significado da vida, o sentido da morte e outras reflexões filosóficas ou metafísicas”, explica Cinthia.

Encontrando oportunidades
No que diz respeito ao ambiente profissional, Cinthia reforça a necessidade de que as pessoas reconheçam as suas preferências cognitivas, suas maiores aptidões, em relação às inteligências múltiplas. Assim, sempre será possível aproveitar as oportunidades para utilizar destas inteligências, ou seja, ao reconhecer e valorizar o que há de melhor em cada tipo de pensamento, também se aumenta as chances de alcançar:

 Colaboração efetiva: reconhecer e valorizar as diferentes inteligências dos membros da equipe, pode levar a uma colaboração mais eficaz. Uma pessoa com inteligência interpessoal forte, por exemplo, pode ser habilidosa em liderar discussões e resolver conflitos, enquanto outra com inteligência lógico-matemática contribuirá com análises detalhadas;

 Inovação e criatividade: diversidade de experiências, perspectivas e habilidades pode levar a soluções inovadoras e criativas para problemas complexos. Pessoas com diferentes modos de aprendizagem, têm insights únicos que podem impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos;

 Melhor tomada de decisão: diversidade de pensamento pode levar a uma tomada de decisão mais robusta. Quando diferentes perspectivas são consideradas, as decisões tendem a ser mais equilibradas e abrangentes, levando a resultados mais eficazes;

 Entendimento do mercado: em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado, é crucial ter uma equipe que represente e entenda as diversas culturas, necessidades e preferências dos clientes. Isso ajuda as empresas a se conectarem melhor com seus mercados-alvo e a adaptarem seus produtos e estratégias de marketing;

 Motivação: reconhecer que existem diferentes formas de inteligência pode encorajar as pessoas a continuarem desenvolvendo habilidades em áreas que talvez não tenham sido tradicionalmente valorizadas. Isso pode levar a uma vida mais rica e satisfatória, à medida que se explora novos interesses e se desafia intelectualmente;

 Autoestima e confiança: reconhecer e valorizar as diferentes inteligências pode promover a autoestima e a confiança, especialmente em pessoas que não se destacam em áreas tradicionalmente valorizadas pela sociedade. Isso também pode levar a uma maior satisfação e realização ao longo da vida.

Diante desse cenário, Cinthia destaca que entender e aplicar a teoria das inteligências múltiplas contribui consideravelmente para que todas as pessoas possam aproveitar, ao máximo, o seu potencial, tanto em nível pessoal, quanto profissional. “Vale lembrar, que pela plasticidade cerebral, pode-se progredir e buscar o autodesenvolvimento no maior número de inteligências possível, o que é também bastante importante”.

O que é a mhconsult?
Com o objetivo de desenvolver pessoas capacitadas para os negócios, a mhconsult entende que cada empresa atendida é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes, portanto, oferece soluções adaptadas e acredita que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental para um processo de criação.
A mh ainda promove a geração de ideias e a colaboração para transformar pessoas, modelos de gestão e organizações, além de apoiar a integração de estratégias à cultura para possibilitar mudanças e desenvolver experiências criativas de aprendizagem.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!