Um vazamento de dados pode acarretar em uma empresa multada, com dívidas e com uma péssima reputação no mercado e perante seus clientes. O mercado anda cada vez mais competitivo e, certamente, a sua empresa acabará perdendo muito, em todos os sentidos, se sofrer um vazamento de dados.
A segurança cibernética é indispensável no meio empresarial, principalmente para grandes empresas que lidam com diversos dados pessoais em seus sistemas. E, quando ocorre um vazamento, é um sinal de que a empresa não tem investido em segurança cibernética, ou seja, que não vê a proteção desses dados como uma prioridade em seus negócios.
Por isso, se não quiser que a sua empresa seja vista dessa forma, e também para não sofrer com vazamento de dados, leia o texto até o final.
O que é um vazamento de dados e como ele ocorre?
O vazamento de dados é quando ocorre a exposição de informações pessoais e confidenciais para pessoas não autorizadas. Isso geralmente ocorre através de criminosos cibernéticos, que invadem o sistema da empresa e conseguem coletar esses dados para utilizá-los ao seu favor.
Ele pode ocorrer de diversas formas, através de um golpe cibernético, como citado, por meio de um roubo físico ou furto, por falhas de segurança e, claro, pode ocorrer também por falhas humanas.
Como as empresas e clientes são afetados por um vazamento de dados
Ambas as partes saem afetadas e as consequências são ruins para todos. Para a empresa, tem a questão da reputação, além de sofrer com multas, processos por parte dos clientes que tiveram seus dados expostos ou até mesmo podendo perder o negócio por falta de verba para sair dessa situação.
Quanto ao cliente, ele poderá ter o seu nome vinculado a compras e outras ações efetuadas por terceiros, ou seja, terão seus dados utilizados sem autorização.
Além da violação de privacidade, essa situação pode gerar transtornos psicológicos por ser uma situação delicada e séria.
Principais consequências de um vazamento de dados para a empresa e seus clientes
Tendo conhecimento dos principais pontos onde ambos podem ser afetados, vem em mente as consequências para essa situação. Certamente, novamente, tanto cliente quanto empresa irão sofrer após o vazamento de dados.
A empresa terá todo o transtorno para lidar, tentando salvar o nome de sua empresa e se redimir com os clientes afetados. Enquanto isso, eles estarão lidando com fraudes, compras indevidas e demais problemas ligados aos seus dados pessoais.
Como prevenir um vazamento de dados e proteger as informações dos clientes
Você já entendeu que vazamento de dados não é brincadeira e precisa receber mais atenção das empresas, certo? Mas, o que pode ser feito para evitar que isso ocorra?
O primeiro passo é investir mais em segurança cibernética na empresa, afinal, estamos vivendo em um mundo tecnológico onde as ameaças cibernéticas só crescem a cada dia. Se deseja ter uma empresa séria e respeitada pelo mercado, é preciso se dedicar à segurança.
E não basta investir em profissionais para atuar na área de segurança cibernética, mas também é preciso criar políticas de segurança e contar com regras para todos os funcionários. Treinamentos também são bem-vindos e úteis, levando em consideração que nem todos na empresa devem entender a importância da segurança cibernética.
Contando com uma equipe capacitada, você estará mais preparado para evitar ameaças, identificar invasões e vulnerabilidades a tempo de se proteger.
O papel das leis e regulamentações na proteção de dados dos clientes
Existem leis e regulamentações próprias para a proteção de dados dos clientes, afinal, essa é uma maneira de cobrar das empresas a segurança devida com os dados para evitar prejuízos para ambas as partes – mas, principalmente para o cliente.
O papel delas é indispensável, pois seria muito mais cômodo para as empresas não investirem em maior segurança em seus sistemas. Através delas, há diretrizes estabelecidas, requisitos e responsabilidades legais que as empresas devem realizar com o intuito de garantir a proteção de dados.
Por exemplo, se uma empresa não cumpre essas leis e regulamentações, poderá sofrer multas, poderá sofrer com a reputação, gerar ações legais, ser restringida no meio comercial e muitas outras consequências.
Casos de sucesso de empresas que protegeram com eficácia as informações dos seus clientes
Muitas empresas, principalmente das mais renomadas, tem buscado investir cada vez mais em segurança de dados, afinal, elas compreendem a importância e a magnitude dessa ação.
O Google, por exemplo, está entre as empresas que mais tem buscado inovar e conscientizar sobre segurança, investindo para que haja segurança para seus clientes. O mesmo pode ser dito da Apple, que também preza e investe na segurança e privacidade de seus usuários pelo mundo.
Agora, importante citar, a Microsoft tem perdido muitos clientes após alguns casos de invasões de dados através do hotmail. Isso mostra que, mesmo não sofrendo com a situação, os usuários já ficam alerta e procuram evitar a empresa para não sofrerem o mesmo.
Por isso, comece a investir em segurança cibernética para o seu negócio o quanto antes, principalmente se o intuito é crescer cada vez mais e ser reconhecido positivamente.
Uma excelente maneira de conseguir isso é por meio de uma plataforma de cibersegurança, que já contará com os profissionais preparados e ferramentas úteis para realizar a proteção de dados de seus clientes.