Política

Os bastidores da posse de Zanin, o ministro do STF escolhido por Lula

Zanin é nome escolhido por Lula para integrar o STF

Na última quinta-feira, 3 de agosto, Cristiano Zanin (47) tomou posse como o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O jurista substitui Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Durante a cerimônia, aliados de Lula (PT) especularam sobre o próximo escolhido para o cargo. Vale destacar que em outubro, a ministra Rosa Weber também deixa a corte, fazendo com que o petista escolha mais um ministro. 

De acordo com funcionários do alto escalão do governo, Lula quer criar a própria bancada no STF. E por isso, indicou Zanin. Ele ficou famoso por ser o advogado do sindicalista durante a operação Lava Jato, sendo um rival político do ex-juiz Sérgio Moro. Vale destacar que o apoiador de Bolsonaro (PL) era cotado ao STF, caso o ex-presidente se elegesse. 

Apoiadores enxergam Zanin com bons olhos, mas Lula é criticado por falta de representatividade 

O novo ministro da corte vai herdar cerca de 500 processos de Lewandowski. O jurista, que já defendeu o Lula, também será responsável por julgar as omissões de Bolsonaro durante a pandemia do Covid-19. Vale destacar que ele também será responsável por processos que tratam de privatizações de estatais, orçamento secreto e decretos de Bolsonaro. Para especialistas, a nomeação de Zanin foi estratégica. 

Conforme já mencionado, Lula pretende colocar aliados no STF. Mesmo assim, apoiadores do presidente o criticaram pela nomeação. Para muitos, há falta representatividade feminina na corte. Embora Lula tenha garantido que a próxima vaga será de uma mulher, um dos nomes mais cotados é Flávio Dino – atual ministro da Justiça. 

Em entrevista para a revista Carta Capital, Dino, que é ex-juiz, afirmou que não trata do tema com Lula. Ele compareceu à posse de Zanin e o cumprimentou. A juíza Simone Schreiber, do Tribunal Regional da 2ª região, também compareceu ao evento. Ela é o principal nome femino cotado para o cargo. 

Sérgio Moro foi um dos nomes mais comentados durante a cerimônia 

Durante a posse de Zanin, apoiadores de Lula falaram sobre Sérgio Moro. O ex-juiz e agora senador ficou famoso durante a operação Lava Jato. Sua atuação foi polêmica, uma vez que juristas apontam para condenações sem provas. Além do mais, logo depois  que condenou Lula, se aliou ao principal rival político do petista: Jair Bolsonaro. 

Mesmo que ambos tenham discutido durante o mandato do militar, se aproximaram nas eleições de 2022. Então, havia uma especulação de que Moro poderia ser indicado por Bolsonaro ao STF.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo