Televisão

Os 5 principais tipos de embalagens mais usados nas indústrias

Nem todas as pessoas conhecem quais os principais tipos de embalagens que são mais utilizados nas indústrias, e isso é algo que deve ser observado com atenção.

Afinal, sem esse conhecimento você pode acabar sofrendo muito em seu negócio ao fazer uso da embalagem errada, visto que além de servirem para proteger uma mercadoria, ela ainda auxilia a conquistar o cliente.

Isso porque um pacote que seja atraente traz uma experiência melhor ao cliente e pode ajudar a fazê-lo aceitar melhor a sua empresa, o que mostra como o design e a funcionalidade das embalagens também são fundamentais.

Na indústria, pode-se utilizar diversos tipos de materiais para criar embalagens, mas há sempre aqueles que são muito mais populares, caso do plástico.

Além dele, você ainda encontra na indústria outros principais modelos de embalagens, como é o caso do vidro e o papelão, por exemplo.

Aqui neste conteúdo, vamos mostrar tudo sobre quais são esses 5 tipos principais, o que tornará mais fácil a escolha da melhor opção para seu negócio.

1- Embalagens de madeira

A madeira é uma das opções principais em termos de materiais usados em embalagens, tendo sido um dos que primeiro se utilizou com a aplicação para este tipo de finalidade.

A função principal da embalagem deste tipo é colocar uma quantidade grande de unidades de um mesmo produto ou de mercadorias diferentes em um apenas um recipiente.

Como principal exemplo, temos o uso das caixas de madeira para transportar frutas, ou ainda os paletes, que servem para colocar várias embalagens em cima e transportá-los ou acondicioná-los.

Atualmente, essas embalagens têm diminuído, ainda mais nos negócios de menor porte, por conta do custo mais alto em sua produção, além da menor resistência quanto à umidade e o menor conforto para clientes o manusearem.

2- Embalagens de papelão/ papel

Um outro tipo principal de embalagem usado na indústria é o de papel/papelão, que é bem leve, bastante adaptável e muito fácil de ser armazenado.

Além do mais, este tipo de embalagem é reciclável, o que conta muito na indústria nos dias atuais.

Alguns dos tipos mais comuns de embalagens feitas com papel ou papelão são as caixas, os envelopes, os fardos (como de cervejas), entre outros.

A maior parte das indústrias utiliza este tipo de embalagem com a finalidade de proteger e de fazer o transporte de produtos, visto que seu peso e custos são bem menores em relação às de madeira, por exemplo.

3- Embalagens de alumínio

Um outro tipo de embalagem muito usado na indústria é aquele de alumínio, sendo indicado para as mercadorias que não podem estar em contato com os plásticos.

Estas embalagens ajudam na conservação de produtos que precisam estar muito bem protegidos contra umidade, luz, ferrugem e odor.

Além do mais, ela ainda é bastante indicada por tornar mais fácil o resfriamento e aquecimento de conteúdos, por isso mesmo costuma ser aplicada pelas empresas fabricantes de bebidas e de alimentos.

4- Embalagens de vidro

Ainda que sejam frágeis, entre os principais tipos de embalagens usados na indústria temos as de vidro, muito por conta da sua elegância.

Esta é uma ótima e muito indicada alternativa para as mercadorias que são úmidas ou líquidas, e que necessitam que o conteúdo dentro da embalagem seja exposto, caso das bebidas, dos cosméticos e dos perfumes, por exemplo.

As embalagens de vidro não apenas são charmosas, como também ajudam a ampliar ainda mais a percepção do cliente a respeito dos seus diferenciais.

5- Embalagens de plástico

Ainda que as outras opções sejam muito boas, entre os principais tipos de embalagens usados em indústrias encontram-se as de plástico, que destacam-se bastante por muitos motivos.

Essas embalagens são facilmente moldadas e adaptadas aos mais diferentes formatos e também a tamanhos distintos de produtos.

Com isso, há como criá-las de diferentes formatos, caso dos envelopes, dos sacos, dos filmes, dos frascos, entre outros.

Desta forma, o plástico molda-se a praticamente qualquer tipo de produto, sendo adequada para o armazenamento da maioria deles.

Ele tem um custo bem baixo de produção e uma flexibilidade alta em sua aplicação, o que faz dessas grandes vantagens.

As embalagens de plásticos ainda podem ser segmentadas nas flexíveis e inflexíveis, sendo que entre os formatos mais comuns estão:

  • Tubos
  • Sacos
  • Sacolas
  • Envelopes
  • Filmes
  • Engradados
  • Além de outros mais

Em relação à composição das embalagens plásticas, ela pode ser a partir de PVC, polipropileno, poliestireno, polietileno e outros tipos mais.

Conclusão

Como visto aqui, na hora de optar por um tipo de embalagem, nada mais comum do que muitos donos e gestores de empresas fiquem na dúvida sobre qual opção escolher, então trouxemos aqui quais as principais. 

Neste texto, mostramos então os tipos mais comuns de materiais usados para produzir embalagens e que são aplicados de maneira frequente nas indústrias dos mais diversos segmentos.

O que achou do conteúdo de hoje sobre os 5 principais tipos de embalagens que são mais utilizados nas indústrias?

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo