Economista orienta quem deseja iniciar ou reforçar o planejamento financeiro
São Paulo, 3 de dezembro de 2024 – Com a proximidade das festas de fim de ano, muitos brasileiros veem no 13º salário a oportunidade de equilibrar as contas ou realizar sonhos de consumo. Em atenção a esse cenário, a Oryx Capital, gestora brasileira especializada em investimentos internacionais, elencou cinco dicas para quem deseja iniciar ou reforçar o planejamento financeiro com esse recurso. “Em vez de ser apenas um alívio momentâneo, o 13º salário pode ser utilizado para fortalecer as finanças pessoais de forma estratégica, por meio de investimentos que geram rendimentos consistentes ou quitação de dívidas com juros elevados”, comenta Luiz Arthur Fioreze, diretor de Gestão de Fundos da Oryx Capital.
- Pague dívidas com juros altosAntes de pensar em investimentos, o ideal é quitar as dívidas, iniciando por aquelas que possuem juros altos, como as do cartão de crédito. Vale ainda avaliar a mudança do perfil da dívida em busca de juros mais baixos, considerando, por exemplo, solicitar um empréstimo para quitar o cartão de crédito ou fazer a portabilidade de dívida entre instituições financeiras. Assim, o 13º salário pode ser utilizado para reduzir os compromissos financeiros, o que é um passo importante para quem busca uma saúde financeira mais sólida.
- Planeje-se para os gastos do início de 2025Em vez de se concentrar em realizar sonhos de consumo, é fundamental se planejar para os compromissos financeiros de janeiro, como os pagamentos do IPVA, do IPTU e das matrículas escolares, a fim de evitar o acúmulo de dívidas. Muitos aproveitam o final do ano para tirar as férias e, por isso, recebem o 13º salário, o adiantamento de férias, o adicional de ⅓ de férias e um salário adiantado. “Isso significa que, no mês seguinte, não haverá novas entradas de recursos, o que exige ainda mais cuidado com o orçamento”, orienta Fioreze.
- Fique atento ao histórico de preços antes de ir às comprasCuidado com as famosas “promoções de metade do dobro”. Antes de realizar a compra de um produto, é importante verificar o histórico de preços em sites de busca e comparação, a fim de garantir que o desconto é realmente vantajoso. Lembre-se de que as melhores promoções, geralmente, são realizadas em janeiro, com a liquidação de produtos que não foram vendidos no Natal ou na Black Friday. O mesmo se aplica para a realização de viagens – quem deseja economizar deve considerar fugir da alta temporada.
- Faça investimentos de longo prazo
Para quem já tiver controle financeiro suficiente para antecipar o fluxo de entrada e saída de recursos no final do ano e desejar aproveitar a oportunidade do 13º salário para investir, uma opção é aplicar em investimentos de longo prazo, como as ações. “Outra alternativa é investir no CDI até se sentir confortável com o pagamento de todas as despesas, e então migrar para as ações. Assim, é possível fazer uma progressão no portfólio de investimentos, evitando a perda de rentabilidade ao longo do mês”, explica o economista. - Construa sua reserva de emergênciaSe ainda não houver uma reserva de emergência estabelecida, o 13º salário pode ser uma excelente oportunidade para começá-la. Recomenda-se que o volume de três a quatro meses de despesas básicas seja guardado em investimentos de baixo risco e alta liquidez, como o Tesouro Selic ou fundos de renda fixa, para garantir que o dinheiro esteja disponível em situações de imprevistos ou emergências financeiras, o que lhe proporcionará segurança financeira, evitando o endividamento desnecessário.
Sobre a Oryx Capital
Com sede no Brasil, a Oryx Capital é uma gestora de ativos especializada em soluções financeiras personalizadas para investidores brasileiros, com a missão de facilitar o acesso a oportunidades de investimentos internacionais. Focada em inovação e acessibilidade, a empresa oferece uma ampla variedade de produtos, como ETFs, Wealth Management e Asset Management, além de promover iniciativas de educação financeira com a finalidade de auxiliar os investidores a alcançar seus objetivos financeiros de forma assertiva