Nova etapa do Grafite Urbano Festival levará arte e oficina a CEUs da cidade de São Paulo
Lançado em dezembro de 2022, o Grafite Urbano Festival, evento que está transformando a cidade por meio da arte urbana, já tem definido os próximos endereços a receberem uma nova etapa do projeto. O trabalho de grafitagem, feito por artistas da cena paulistana, dessa vez chega aos muros dos CEUs Sapopemba e Rosa da China.
Nesta segunda fase do projeto, o tema das ilustrações é livre e conta com a participação dos artistas Enivo (CEU Sapopemba) e Theodoro Autops (CEU Rosa da China), que irão grafitar a instituição no mês de março. A proposta de dar voz aos muralistas dos mais variados estilos, também será a base da oficina “Grafite é Arte”, que acontece paralelamente à pintura dos espaços, integrando a ação pedagógica gratuita que está sendo realizada no CEU Sapopemba. O minicurso inclui, entre os participantes, alunos do próprio local.
A oficina “Grafite é Arte” pretende estimular a criatividade, o trabalho coletivo e apresentar a importância do grafite dentro do contexto social. Na ocasião, o artista Enivo, natural do Grajaú, na Zona Sul, vai apresentar diferentes técnicas de aplicação dessa arte sua importância no mercado nacional e internacional. Durante a aula, os alunos farão uso de sprays e dos equipamentos de proteção (luvas e máscaras). As peças produzidas ficarão expostas na instituição.
A primeira intervenção artística do Grafite Urbano Festival ocorreu na Praça Coronel Fernando Prestes, ao lado da estação de metrô Tiradentes. Neste ponto, o público conferiu o intercâmbio cultural entre grafiteiros nacionais, Nihao e Clara Leff, e convidados internacionais, Poms (Argentina) e Rotkilla (Chile), que pintaram suas obras diretamente em quatro torres de contêineres.
O Grafite Urbano Festival reconhece o grafite como manifestação de valor, uma linguagem artística que valoriza espaços e carrega consigo uma crítica social. Um dos objetivos do festival é ocupar os espaços urbanos, criando uma referência visual para a população e visitantes.
A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta o projeto Grafite Urbano Festival.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.