Mosteiro de São Bento: 432 anos de história e beleza

Conheça as belezas do Mosteiro de São Bento

Se você é fã de Arquitetura e ama o estilo barroco / rococó, um roteiro imperdível no Rio de Janeiro é visitar a igreja e Mosteiro de São Bento. De fácil acesso, bem no Centro da cidade, vizinho à Praça Mauá, esta preciosidade permanece dourada e bela há exatos 432 anos. A entrada é franca e o acesso é tranquilo e seguro.

O Mosteiro de São Bento fica na rua Dom Gerardo, 68, pertinho da Estação de Metrô Uruguaiana e do VLT São Bento. Também é possível chegar ao local via barcas. Descendo na Praça XV, faça uma pequena caminhada de menos de 1km, num total de 15 minutos. A localização é privilegiada pois fica no alto de um pequeno monte.

A visitação pode ser feita das 6h30 às 18h30, diariamente. Quem chegar a tempo de alguma das missas, ainda será contemplado com canto gregoriano.

O Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590, quando o Rio de Janeiro tinha apenas 24 anos. Dois monges vindos da Bahia se estabeleceram no local. Vale lembrar que os beneditinos são ainda mais antigos que os jesuítas.

Recursos para a construção vieram de terras das capitanias hereditárias e cultivo da cana-de-açúcar, em especial de Nova Iguaçu e Campos dos Goytacazes.

A fachada possui três arcos de entrada e um frontão triangular. Mais adiante, azulejos e um portão de ferro do século XIX. Tudo – do espaço central às sete capelas laterais, e ainda o órgão – é encantador.

Ao lado, funciona o Colégio São Bento, onde estudaram personalidades como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Villa-Lobos e Antônio Silva Jardim.

Melhor que falar da beleza da igreja, é mostrar imagens que encantam. Confira! Se já esteve no local, ou quando for, marque o portal em suas fotos nas redes sociais!

Sair da versão mobile