Mingau, do Ultraje a Rigor, é baleado na cabeça e passa por cirurgia de emergência. Entenda o que ocorre nestes casos
Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor, foi baleado na cabeça na noite deste sábado, 2, no Rio de Janeiro próximo à Praça do Ovo na Ilha das Cobras, em Paraty.
Mingau foi inicialmente internado em Paraty, no Rio de Janeiro, mas devido à falta de um neurocirurgião no local precisou ser transferido para o Hospital São Luiz do Itaim em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência.
“O procedimento durou cerca de 3h30. O quadro clínico é grave, e o paciente seguirá aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva, sedado e mantido sob ventilação mecânica” Disse o hospital. Não se tem mais informações sobre o procedimento.
Como são feitas cirurgias em casos como o de Mingau?
De acordo com o neurocirurgião Dr. Bruno Burjaili, diversos fatores podem influenciar a realização do procedimento e a recuperação do paciente, algumas vezes não sendo necessária a cirurgia.
“Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é necessário a remoção do projétil. A cirurgia pode consistir na aplicação de um monitor que acompanha a pressão intracraniana ao longo da internação na Unidade de Terapia Intensiva, outras vezes irá remover hematomas e, ainda outras, irá aumentar o espaço disponível para que o cérebro inchado não sofra adicionalmente pela resposta do próprio organismo à agressão. Ainda temos diversas situações em casos de agressão por arma de fogo na cabeça que não tem indicação de qualquer cirurgia”. Explica Dr. Bruno Burjaili.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.