Televisão

MATA GROSSA: Alzira E + CORTE lança álbum colaborativo com participações especiais e reflexões poéticas sobre a natureza

Lançamento previsto para setembro

No cenário musical brasileiro, grandes parcerias podem resultar em obras memoráveis. É o caso do segundo álbum do grupo Alzira E + CORTE, intitulado “Mata Grossa”, que promete marcar o universo surrealista da música contemporânea. Com data de lançamento prevista para setembro, o disco traz Alzira E ao lado dos talentosos Marcelo Dworecki, Cuca Ferreira, Daniel Verano e Fernando Thomaz, reunindo novamente esse time de músicos em estúdio para criar uma experiência única para os ouvintes.

Mais uma jornada artística colaborativa – Mata Grossa

“Mata Grossa” é fruto de uma jornada artística e colaborativa que conta com participações especiais de renomados artistas da música brasileira, como Tetê Espindola, Ney Matogrosso, Iara Rennó, Alice Ruiz, Tiganá Santana, arrudA, Peri Pane, Jerry Espíndola, além da cineasta e diretora de arte Marina Thomé e do engenheiro de som e mixador Bernardo Pacheco. Essa constelação de talentos promete levar o ouvinte a uma viagem sonora única e provocar reflexões sobre a vida, o tempo e a natureza.

“Começamos a maior parte do repertório em 2022, nos palcos. O CORTE abraça a inspiração da própria música, do que ela diz, da energia que brota do som  e assim vai fechando o arranjo numa criação coletiva e interna da banda. Só quando elas estão mais estruturadas nos arranjos é que surge o espaço para os convidados, todos parceiros ou nas canções ou na estrada da banda”, conta Alzira.

Veja também: Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto fazem apresentação gratuita em São Paulo

Mata Grossa
Divulgação

Poética e reflexiva – Qual é a mensagem principal?

Com sua poesia reflexiva, Alzira destila sua visão sobre a vida e a natureza, enquanto o som do CORTE evoca urgência e provoca uma expansão da consciência.

“É levar uma consciência maior do que é nosso, nossa natureza exuberante, mas também os descasos e o abandono do que originalmente é nosso. É um grito, uma presença enérgica para o que não pode continuar nos destruindo, se trata dessa reflexão, como ser humano”.

A parceria de Alzira com artistas como Iara Rennó e Ney Matogrosso enriquece ainda mais as composições, criando um universo artístico diversificado e impactante.

Os singles que antecedem o lançamento

“A gente espera uma imersão ao som , por vezes pesado, e que haja compreensão nas poesias das letras de Alice Ruiz, Tiganá Santana, arruda , Iara Rennó que são os parceiros. Espero que inunda e  tome conta da cabeça de todos, declara”.

O álbum “Mata Grossa” vem sendo antecipado ao público com o lançamento de singles que já despertam a curiosidade dos fãs. O primeiro deles, intitulado “Mata Rara”, foi lançado em 14 de julho e conta com a participação de Tetê Espíndola, Iara Rennó e Luz Marina. A música explora a dualidade da natureza selvagem, que pode ser acolhedora e, ao mesmo tempo, violenta para aqueles que a observam com atenção.

Outro single aguardado é “Filha da Mãe”, que será lançado em 1º de agosto. Com a participação especial de Ney Matogrosso, a faixa é uma homenagem aos antepassados, colocando o ouvinte como parte efêmera do tecido do tempo.

Ouça: https://links.altafonte.com/matarara

Equipe de produção e excelência sonora

O álbum é produzido por Marcelo Dworecki, com coprodução de Alzira E, Bernardo Pacheco, Cuca Ferreira, Daniel Verano e Fernando Thomaz. A mixagem é assinada por Bernardo Pacheco, enquanto a masterização fica a cargo de Fernando Sanches, garantindo uma experiência sonora impecável.

“O CORTE desenvolve sua própria linguagem há 7 anos e isso vem consolidando uma equipe, tanto na arte visual, no caso a colaboração de Marina Thomé, como nas parcerias das músicas.”

Estética visual cuidadosamente elaborada

A atmosfera visual e estética do álbum é cuidadosamente elaborada pela cineasta e diretora de arte Marina Thomé, que também participa das colaborações musicais. O projeto visual conta com a arte gráfica de Juliana Azevedo e a fotografia de José de Holanda, criando uma identidade visual única para “Mata Grossa”.

O lançamento

“Mata Grossa” é um álbum que ultrapassa fronteiras geográficas e estilísticas, prometendo encantar não apenas os fãs de Alzira E + CORTE, mas também amantes da música brasileira em geral. Com a diversidade de vozes e sons que se entrelaçam ao longo das faixas, é uma verdadeira celebração da arte e da colaboração musical.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo