Emprendedorismo

Marketing digital vem se popularizando entre as empresas

Setor cresceu mais de 25% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Marketing Digital (Abramark).

O marketing digital é a estratégia usada por 94% das organizações para o crescimento dos negócios, segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”. As ações de comunicação ganharam protagonismo e têm sido adotadas para impulsionar os resultados e gerar mais visibilidade.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o marketing digital traz diversos benefícios para uma marca, como melhor posicionamento de mercado, maior retorno de investimentos e estabelecimento de um novo canal de atendimento e relacionamento com o público. 

Para isso, podem ser realizadas diferentes ações: mídia paga, e-mail marketing, gerenciamento de mídias sociais e técnicas de Search Engine Optimization (SEO). As estratégias devem ser alinhadas às metas e direcionadas ao público-alvo da empresa.

Os investimentos em marketing têm aumentado no país, nos últimos anos. Em 2023, o setor cresceu mais de 25% e movimentou quase R$ 15 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Marketing Digital (Abramark).

O levantamento “Panorama de Marketing”, realizado pela RD Station, revela que entre os principais objetivos do setor para este ano estão gerar mais demanda para vendas (34%) e aumentar o reconhecimento da marca (29%).

No topo do Google: SEO aumenta visibilidade nas páginas de busca

O SEO é um conjunto de técnicas para posicionar melhor o site entre os resultados de busca. O Sebrae destaca que, para obter maior visibilidade no ambiente digital, é essencial que a página da empresa apareça entre as primeiras colocações do Google. De acordo com análise da Backlinko, apenas 0,63% dos usuários chegam a clicar em algum link da segunda página. 

Há profissionais do marketing digital que dão preferência ao investimento em mídia patrocinada, o que significa pagar pelas primeiras posições do buscador. Entretanto, há estratégias orgânicas, como o SEO link building e a otimização de meta description e títulos, que aumentam a visibilidade nas páginas de busca no médio e longo prazo.

O “Panorama de Marketing” constatou que as estratégias de SEO e tráfego orgânico estão entre as mais exploradas pelas equipes de marketing digital, sendo a opção de 49% delas. A contratação de uma agência de SEO para e-commerce pode facilitar a criação de uma estratégia personalizada, com base nas palavras-chave mais relevantes para o negócio.

Redes sociais fidelizam clientes e aumentam as vendas

Outra pesquisa, realizada pela Hootsuite, apontou que 75% dos clientes compram produtos que visualizam em redes sociais, como Instagram e TikTok. As plataformas também são uma oportunidade para atrair potenciais clientes e aumentar as vendas.

O Sebrae evidencia que é imprescindível que o pequeno empreendedor aproveite as mídias sociais em suas estratégias de marketing digital, conhecendo o perfil do consumidor para a criação de relacionamento e fidelização. 

A maioria delas fornece ferramentas de análises de dados que possibilitam a mensuração das ações de engajamento com o público. Ao analisar as métricas, fica mais fácil entender o que funciona ou não com o usuário de cada rede e identificar onde investir mais esforços.

Nas configurações do Instagram, é possível acessar um painel profissional com recursos avançados para o gerenciamento de uma conta comercial, como a programação de postagens e a disponibilidade de insights sobre as interações em cada publicação, seja no feed ou no story.

Além disso, as plataformas possibilitam interagir com os clientes, postar feedbacks, responder dúvidas e mostrar a identidade da empresa, aumentando a credibilidade da marca por meio do posicionamento digital.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

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