Luan Santana grava novo DVD com show regado aplausos e tecnologia
Foto: Divulgação
Cantor esbanja simpatia e talento ao promover experiência de imersão durante a gravação do proejto “Luan Ao Vivo na Lua”, em show envolvente e memorável regado de por efeitos resultantes de muita tecnologia
A noite desta quarta-feira (17) foi de suspense para cerca 600 convidados, entre profissionais da imprensa, membros de fã clubes e amigos, que participaram da gravação do novo DVD do cantor Luan Santana, realizado no munícipio de Cotia (SP). O projeto nomeado “Luan ao Vivo na Lua” teve como destaque uma imersão da selecionada plateia que pode conferir em pouco mais duas horas, a performance do artista que apresentou 13 novas canções, além de sucessos marcantes de sua trajetória que celebra 17 anos de história.
A aventura não aconteceu fisicamente, mas foi proporcionado mediante o trabalho coletivo de uma equipe de profissionais conceituados e tão sonhadores quanto o artista, capaz de fazer o melhor uso da tecnologia hoje disponível para proporcionar grandes experiências. O profissionalismo de excelência permitiu ao cantor promover uma imersão no universo lunar por meio de recursos cenográficos, de iluminação, áudio e grandes emoções, unidos por uma engenharia de planejamento e efeitos inéditos.
Uma proposta realizada com magnitude por todos os envolvidos, sendo concebida ao longo dos últimos quatro meses, a partir de uma ideia concebida em conversa com o cenógrafo Zé Carratu, Luan conseguiu transformar os rabiscos realizados em uma folha de papel em realidade.. “Entregamos um projeto onde implantamos de forma pioneira no país várias técnicas de cenário, iluminação e projeções em um domo de 25 metros de diâmetro e um show de forma simultânea e ao vivo. Toda essa desafiadora operação envolveu mais de 300 profissionais em eventos, produtores e técnicos extremamente experientes, motivados e empenhados em uma entrega grandiosa”, sintetizou o produtor executivo Thiago Gomes, em comunicado à imprensa.
Em altura, o Domo alcançou 12,5 m de pé direito, com 100% de temperatura climatizada. Foram 5 projetores internos, 50 mil ANSI Lumens laser (únicos na América Latina), 8 projetores externos de 25 ANSI Lumes, e mais de 300 profissionais em ação para fazer a Lua literalmente acontecer em solo paulistano.
Foi a primeira vez que luz, projeção interna e externa, cenários, câmeras e público estiveram integrados dentro de um DOMO no Brasil. A montagem e os testes de toda a estrutura consumiram nada menos que 14 dias de trabalho. Entre as 18 câmeras utilizadas para registrar todo o espetáculo, entraram em cena modelos da Alexa, hoje consideradas as mais modernas no mercado e normalmente adotas em produções da indústria audiovisual, do cinema ao streaming. “Essa ideia começou uns quatro meses atrás entre mim e o Luan. E a gente pensou nessa situação do domo partindo do planetário”, lembra o cenógrafo Zé Carratu.
O astro Luan Santana completa: “A gente queria que houvesse uma imersão totalmente diferente, com imagens em 360 graus, envolvendo todo o público e o Luan. A princípio, iríamos fazer no planetário, e a gente se demoveu da ideia pelo tamanho. Veio então a ideia do domo. Dentro desse domo, nós construímos um stage, de modo que as pessoas quase entrassem dentro desse palco, quer dizer, na situação de 1,40m abaixo, e abraçassem totalmente o palco”.
Estreia com sucesso
Com direção geral assinada por Douglas Aguillar, primeiro trabalho realizado em parceria com o cantor, , a gravação foi concluida com o fascínio que convém a um projeto deste tamanho. A proposta era “construir uma Lua”, no caso, uma “meia Lua, com sua textura toda projetada no chão. A imersão dos fãs começaria já na van que os levou ao show, com áudio e luz à altura da proposta.
“A gente brinca bastante os conteúdos com toda a roupagem que deu ali para esse interior do domo, para as músicas, etc. São bem lúdicas. Há uma liberdade poética, narrativa, que conversa com a música, mas não diretamente. Esse universo lúdico construído inteiramente foi a busca que a gente teve o tempo todo. Gosto de falar que é um projeto de dois artistas, o nosso protagonista, obviamente que é o Luan, a nossa estrela, mas o conteúdo é como se fosse um segundo artista”, avalia o diretor.
Até por isso, acredita Aguillar, o DVD não conta com participação de outros convidados. . “O Luan é gigante, é um dos maiores artistas que a gente tem no Brasil, e trabalhar com ele já é, de cara, um baita privilégio.” E conclui: “Uma frase que eu li, que é muito boa, é ‘O céu não é mais limite’, né? Agora a gente está na Lua, no espaço.”
Aguillar elogia o time reunido no projeto, citando o cenógrafo Zé Carratu, o light designer e iluminador Carlinhos Nogueira, o fotógrafo Analdo Mesquita, o time da MARC Films nos equipamentos, o Epa no áudio e a Goga cuidando de toda a parte de vídeo.
Repertório marcante
A playlist do espetáculo conduzido por Luan, foi composta pelas faixas “Aluga-se”, “Parece”, “Coisas Que Eu Não Vou Deixar de Ter”, “Clone”, “Se Arrependimento Matasse”, “Meia-Noite às Seis”, “Sedutor”, “Violão”, “Dona”, “Chuva ou Choro”, “Novo Sozinho”, “Decidida A Me Esquecer”, “Eles Estavam Certos”, e “Receita”. O time de compositores inclui Matheus Marcolino, Henrique Casttro, Paulo Pires, Léo Sagga, Ray Antônio, Guilherme Ferraz, Diego Ferrari, Éverton Matos, Rapha Lucas, Matheus Costa, De Ângelo, Eliabe Quexin e Elvis Erlan.
“Eu sempre quis levar os meus fãs para todos os lugares, inclusive até a Lua. Esse foi o jeito que encontrei para gravitar com eles em todas as fases”, afirma Luan.
(Texto: Davi Brandão)
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.