No dia 19 de outubro, Porto Alegre terá a oportunidade de vivenciar um evento musical único e revolucionário, com a apresentação da obra “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” do renomado compositor norte-americano John Cage (1912 – 1992). O concerto, que será realizado no Instituto Ling às 20h, contará com as talentosas pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo, membros do Coletivo Pianovero, que executarão a obra na íntegra. A entrada é gratuita, e as senhas poderão ser retiradas uma hora antes do evento, com limite de duas senhas por pessoa, sujeito à lotação do espaço.
A preparação meticulosa para este concerto envolve a inserção de parafusos de diferentes tipos e tamanhos, porcas, pedaços de plástico e borracha entre as cordas de um piano de cauda. Esse processo, de acordo com as precisas indicações deixadas por Cage em sua “bula” no caderno de partituras da obra, é um desafio que demanda de duas a três horas. Cage especificou não apenas o material a ser utilizado em cada tecla, mas também a localização e a distância entre os objetos, resultando em uma sonoridade única e inovadora.
A obra “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” foi composta entre 1946 e 1948, consistindo em 16 sonatas e 4 interlúdios. É uma composição raramente executada na íntegra em público, e as pianistas Grace e Lilian se destacaram ao serem as primeiras e únicas da América do Sul a gravarem a composição completa ao vivo. O álbum resultante, intitulado “Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, foi lançado em janeiro de 2012 na 30ª Oficina de Música de Curitiba e, no mês seguinte, em Darmstadt, na Alemanha.
A preparação do piano envolve a modificação de 45 notas do instrumento, utilizando diferentes métodos para alterar o som original. A inserção de objetos nas cordas do piano cria sonoridades inovadoras que lembram uma exótica orquestra de percussão, apesar da aparente assimetria. O resultado sonoro é surpreendente e delicado, desafiando os preconceitos que algumas pessoas possam ter em relação à preparação do piano.
A obra de John Cage, uma das mais representativas do repertório erudito do século XX, demonstra a influência do pensamento indiano e incorpora sonoridades das orquestras de gamelão da Indonésia. Ela tem como objetivo expressar os nove estados emocionais conhecidos como “rasa,” de acordo com a tradição hindu, que incluem o heróico, o erótico, o maravilhoso, o cômico, o patético, o furioso, o terrível, o abominável e a tranquilidade.
Além do concerto, o projeto também oferecerá miniconcertos didáticos para alunos da rede pública de ensino, bate-papos online interativos com a equipe técnica do projeto e oficinas abordando a preparação de piano e a obra de John Cage. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, contando com o apoio do Colégio Positivo e da Fundação Cultural de Curitiba. A diretora musical é a pianista e professora Vera Di Domênico, que ressalta a relevância desta obra visionária para as artes em geral e a importância de aprofundar o contato com ela.
Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência musical única em Porto Alegre e apreciar a inovação sonora da obra de John Cage nas mãos das talentosas pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo.