ColunasEducaçãoPerspectivas

Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) oferece curso técnico gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte

Curso assinado pelo chef Léo Paixão tem duração de 1 ano e é uma oportunidade de qualificação profissional

O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC, em parceria com o renomado chef mineiro Léo Paixão, lança uma iniciativa revolucionária: o Curso Técnico em Gastronomia, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte. Esta é uma oportunidade única para 80 jovens interessados em transformar sua vida por meio da qualificação profissional.

O chef Léo Paixão, figura emblemática na cena gastronômica, expressa que o foco é fomentar a inserção produtiva desses jovens no mercado. “Nosso propósito é não apenas capacitar, mas também inserir esses jovens de forma produtiva no mercado, fortalecendo a indústria gastronômica de Minas.”

Com a chancela do Conselho Estadual de Educação, o curso de 960 horas, distribuídas ao longo de 2024, abarca desde técnicas de gastronomia internacional até a valorização dos produtos excepcionais de Minas, explorando também aspectos como antropologia da alimentação e gestão de negócios.

Aula teorica INHAC Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) oferece curso técnico gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte
Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) oferece curso técnico gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte 1

Leia mais: Gastronomias italiana e portuguesa se encontram com chefs goianas

Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário no Instagram @inhacbrasil e enviando um vídeo de 30 segundos explicando o motivo do interesse para o email comunicacao@queijoecultura.com.br. Os critérios de participação incluem idade mínima de 17 anos, situação de vulnerabilidade social e estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio em instituição pública. Além disso, 5% das vagas são reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD).

Além da formação gratuita, os alunos receberão suporte financeiro, vale transporte, uniforme completo, material escolar e didático, kit de higiene pessoal e lanche diário.

O INHAC, associado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), oferece uma infraestrutura completa com cozinhas-laboratório, equipamentos de padrão internacional e uma biblioteca especializada em gastronomia, proporcionando um ambiente ideal para uma formação de qualidade.

Sarah Rocha, diretora executiva do CRQA e INHAC, enfatiza que a cultura é um grande produto e também ferramenta de promoção de Minas. “Unimos cultura e educação para promover uma transformação significativa na vida desses jovens, elevando a gastronomia mineira a um novo patamar. Nossa abordagem inovadora une técnicas clássicas a uma perspectiva regional, valorizando nossa identidade culinária.”

Este projeto é viabilizado pelo patrocínio de diversas empresas e tem o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

  • Processo Seletivo Curso Técnico em Gastronomia – INHAC
  • Inscrições: De 15 de novembro a 15 de janeiro de 2024

Critérios de Seleção:

  • Idade mínima de 17 anos
  • Situação de vulnerabilidade social
  • Matrícula ou conclusão do Ensino Médio em instituição pública
  • 5% das vagas para Pessoas com Deficiência

Critérios Prioritários:

  • Renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa
  • Renda familiar total de até três salários mínimos
  • Residência em Casas de Acolhimento Social
  • Recorte para minorias étnicas e grupos sociovulneráveis
  • Jovens oriundos de situações específicas como rua e privação familiar

Perfil para Vagas Excedentes:

  • Jovens acima de 18 anos oriundos de casas de acolhimento social
  • Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
  • Mulheres vítimas de violência doméstica em situação socioeconômica frágil
  • Jovens e mulheres refugiados a partir de 17 anos

Como se Inscrever – INHAC:

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Guilherme Silva

Guilherme Silva é jornalista formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, com experiência em assessoria de imprensa, produção de eventos, gestão cultural e análise de redes sociais. E-mail: ghsjornalismo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!