Influencer digital tem responsabilidade sobre os produtos que divulga? Advogada explica

Nos últimos anos, houve uma explosão na popularidade dos influenciadores digitais, eles  conquistaram um imenso número de seguidores em plataformas de redes sociais, o que impulsiona a sua presença nestas plataformas é a principal fonte de renda dos influenciadores: Os anúncios de produtos. 

As marcas reconhecem o poder de influência dessas figuras digitais sobre seus seguidores e aproveitam essa oportunidade para promover seus produtos e serviços, os influencers, por sua vez, utilizam sua influência e engajamento para construir parcerias lucrativas, criando uma relação entre eles e as marcas, mas ao anunciar um produto o influenciador tem responsabilidade sobre ele ou é um mero intermediário?

De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, os digitais influencers podem ser responsabilizados pelos produtos que anunciam nas suas redes sociais.

O digital influencer está usando seu alcance e a sua plataforma para anunciar um produto, então ele pode incorrer em crimes ligados a propaganda enganosa ou abusiva, podendo, inclusive, ser processado juntamente com a loja caso o produto não cumpra o ‘prometido’ por eles”.

Por isso, se você decidir comprar determinado produto por indicação de um influenciador digital, guarde comprovantes da recomendação, assim como a nota fiscal e os dados do vendedor”.

Já para os influencers, é importante ter um bom contrato com as lojas parceiras e buscar sempre produtos de qualidade, ser um influenciador é uma profissão e como tal tem responsabilidade para com o seu público consumidor” Explica Dra. Lorrana Gomes.

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