Literatura

Indicações dos livros preferidos dos famosos

Conheça os livros favoritos de cada artista e escolha algum para alimentar seu hábito de leitura

Quem não gosta de ler um bom livro? Seja em formato físico ou digital, uma grande parte das pessoas, especialmente em momentos de lazer, adora acompanhar uma estória cativante através do mergulho em uma obra literária.

E os famosos também curtem esse hobbie. Entre um folguinha e outra de seus trabalhos intensos: shows, gravações, viagens, enfim… eles se dedicam a leitura. Vamos conferir quais são alguns livros preferidos dessas celebridades?

Juliette – O Alienista, de Machado de Assis

Foto: Capa do livro “O Alienista” (Reprodução/Tangerina)

A ganhadora do BBB 21, advogada e cantora Juliette tem preferência por literatura clássica. E no reality, ela afirmou que o dramaturgo Inglês William Shakespeare foi uma grande influência em sua vida. Como também, o fundador da Academia Brasileira de Letras: Machado de Assis. E elegeu do escritor como favorita a obra: “O Alienista”. A novela ou conto longo, publicada em 1882, trata de um psiquiatra (Simão Bacamarte) que acaba se perdendo na profissão, por considerar todos loucos. A publicação é uma clara crítica ao cientificismo e aos exageros.

Dua Lipa – Uma vida pequena, de Hanya Yanagihara

O livro escolhido pela cantora Dua Lipa é uma obra bastante popular entre os críticos na internet e muito comentada nas redes sociais. Uma vida pequena, de 2015, é da autora americana de raízes havaianas, Hanya Yanagihara. E aborda assuntos como: abuso sexual, relacionamentos abusivos, vícios… e não é recomendado para pessoas sensíveis ou que estejam em um momento de depressão. Os personagens do livro são basicamente quatro amigos que se mudam para a cidade de Nova York em busca de trabalho. E a autora mostra a personalidade dessas pessoas com maestria e bastante profundidade.

Stephen King – O senhor das moscas, de William Golding

Foto: Capa do livro “O senhor das moscas” (Reprodução/Le livros)

A obra-prima de William Golding é o livro mais amado pelo mestre do terror contemporâneo. Aliás, indicações do escritor é que não faltam. Você pode conferir em uma rápida pesquisa na Web uma lista com os livros que fizeram a cabeça de Stephen e que o colocaram no caminho da literatura. E em sua própria obra de não ficção “Sobre a Escrita”, ele vai além de como funciona o processo da construção de seus sucessos literários, e fala de livros e filmes que ele admira e que o influenciaram fortemente.

O romance de Golding foi um fenômeno imediato na época de sua publicação, em 1954. E continua ainda hoje presente nas listas dos melhores escritores do mundo. “Lord of the Flies” inclusive foi vencedor do Nobel do ano de 1983. O enredo é sobre um grupo de garotos que durante a segunda guerra mundial, sobrevive a um desastre de avião, e em uma ilha precisam se organizar até que chegue o resgaste. É uma espécie de distopia violenta com adolescentes.

Barack Obama – Canção de Salomão (Song of Solomon), de Toni Morrison

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama também é adepto de listas de melhores livros e músicas. E todo ano ele costume divulgar na internet as suas preferências. Ele inclusive revelou que “Águas de Março”, do compositor carioca Tom Jobim, é uma das músicas que mais gosta.

Já o livro que mais o impactou até o momento, foi “Song of Solomon”, da famosa escritora afro-americana Toni Morrison. Um drama que retrata quatro gerações de uma família negra dos Estados Unidos. E de uma maneira envolvente e complexa, mostra ao leitor todos os segredos desses personagens. O livro ganhou o nobel de literatura em 1993.

Gigi Hadid – O Estrangeiro, de Albert Camus

A modelo Gigi Hadid é uma conhecida leitora. E vira e mexe é clicada com um livro nas mãos. E o eleito por ela como favorito, é o Estrangeiro, do existencialista Albert Camus. A novela teve seu lançamento em 1942, e acompanha o comportamento e reflexões do personagem Mersault, que após cometer um assassinato, encara o ato de maneira fria e natural.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo