Eventos Culturais

Grupo de dança Sats reestreia o elogiado espetáculo “Degraus”, dia 6 de julho, na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia

Com direção e coreografia de Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, a segunda obra da companhia utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso

Indicado ao Prêmio Cesgranrio em 2020 nas categorias Melhor Coreografia e Prêmio Especial pela pesquisa no espaço urbano, o espetáculo “Degraus” reestreia, no dia 06 de julho, na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. Segunda obra do Grupo Sats, a obra é uma ação em dança que utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso. As apresentações gratuitas acontecem de quinta a domingo, de 06 a 16 de julho, sempre às 18 horas, na escadaria da Câmara, na Praça Floriano, no Centro do Rio. Contemplado pelo Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto conta com audiodescrição em toda a temporada, e também ofereceu oficina e ciclo de palestras-performances com artistas convidados. 

A criação de uma fissura como ação política na cidade norteou o interesse e a pesquisa do projeto coreográfico dos diretores e coreógrafos Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, assim como a possibilidade de ocupar prédios públicos e de caráter político como ação coletiva, espaço de criação e pensamento crítico.  

“De saída, para que “Degraus” aconteça enquanto ação, é necessário instalar-se sob um lugar e tomá-lo como um universo complexo. Praticamos uma espécie de permanência estranha e intensiva no local, sendo ele mesmo – a escadaria, o prédio da Câmara dos Vereadores –, ressignificado pelas possibilidades relacionais que ativamos. Desenvolvemos um vocabulário localizado, sendo possível redescobrir as potências do corpo na relação com o espaço”, expõe Deisi Margarida. 

 Atravessando corpo e arquitetura, e as possíveis tessituras que organizam o espaço urbano como uma dinâmica, o projeto volta ao cartaz com novos intérpretes e mais amadurecido na sua relação de convivência com o público.  “Certamente há algo da versão anterior que permanece na versão atual, mas o corpo, como uma disputa transitória de sentidos, é sempre presentificado. Remontar é espiralar o tempo, rever e revisitar”, explica Rodrigo Gondim.  

SINOPSE

“Degraus” é uma ação em dança que usa escadarias de prédios públicos para pesquisar, de forma intensiva, os corpos em situação de risco. Do tensionamento entre a mobilidade e a arquitetura, surge o desejo de reunir pessoas diante das instituições de poder para o exercício do comum como lugar de imaginação praticada. A rua em sua condição performativa é coautora e protagonista de agenciamentos entre os corpos, visíveis e invisíveis, que negociam estratégias e (re)encantamentos do espaço. Tudo aqui é coreográfico. Tudo está performando. Já está acontecendo.

SERVIÇO 

 Degraus

Temporada06 a 16 de julho, 

Dias e horários: de quinta a domingo, às 18h.

Local: Escadaria da Câmara dos Vereadores Municipal. 

Endereço: Praça Floriano, s/n, Cinelândia. 

Ingressos: gratuitos

Classificação: livre 

* Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado.

Aviso do cancelamento será informado pelas redes sociais do grupo 

instagram: @gruposats 

FICHA TÉCNICA:

Concepção, direção e coreografia: Deisi Margarida e Rodrigo Gondim 

Intérpretes-criadores: Deisi Margarida, Flora Bulcão, Hugo Leiva, Juliana Angelo, Mika Makino, Milena Codeço, Rodrigo Barizon e Rodrigo Gondim.  

Composição de trilha sonora e Músicos: Fábio Lima e Luciano Pozino 

Figurino: Carla Costa 

Assistente de figurino: Rayane Flaviano

Instrução de Parkour: Pedro Pinheiro 

Fotografia: Igor Keller 

Filmagem e edição: Helena Bielinsk 

Programação Visual: Gustavo Vieira 

Assessoria de Imprensa: Ana Pinto e Rachel Almeida 

Gestão de Mídias digitais: Ana Pinto (Pequena Via Produções) 

Direção de Produção: Deisi Margarida 

Produção Executiva: Debora Thomas 

Tradução de LIBRAS: Jonathas Narciso 

Audiodescrição: Luciano Pozino 

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo