Música

Gravação inédita de Elza Soares com Negra Li chega nos apps de música para celebrar o Dia da Consciência Negra

Ouça “Preciso Me Encontrar” em todas as plataformas digitais

São Paulo, 17 de novembro de 2023 – Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, chega nesta sexta-feira (17) em todas as plataformas digitais uma das últimas músicas que Elza Soares, lenda da música brasileira falecida em 20 de janeiro de 2022, gravou em estúdio: “Preciso Me Encontrar”. A faixa, composta por Candeia e gravada originalmente por Cartola em 1976, conta com a participação da cantora e compositora Negra Li nos vocais, produção e arranjo vocal de Diego Timbó, produção de Lucas Vaz e Nave Beat e mixagem de Gabriel Guper.

Gravada como parte da trilha sonora do longa-metragem “Me Tira da Mira”, lançado em março de 2022 (com distribuição da Imagem filmes, direção de Hsu Chien e protagonizada por Cleo, Fábio Jr, Silvero Pereira e Sérgio Guizé), a música não foi lançada devido ao falecimento de Elza. Os produtores optaram por aguardar um momento mais oportuno para disponibilizar a faixa nas plataformas como forma de homenagem à artista. A trilha sonora do filme reuniu 27 artistas, entre nomes consagrados e representantes da nova geração de artistas, como Thiaguinho, Pabllo Vittar, Dilsinho e Johnny Hooker.

Além da icônica letra escrita por Candeia, “Preciso Me Encontrar” ganhou uma citação composta por Diego Timbó, King, Jamé e Jenni Mosello, nomes jovens, porém recorrentes nos créditos musicais de alguns dos maiores hits do pop brasileiro dos últimos anos e que veem em Elza Soares uma grande inspiração. A parte citada é interpretada pela cantora Negra Li, ícone do rap brasileiro.

O lançamento marca o mês da Consciência Negra e simboliza uma homenagem às vozes de cantoras negras, que no Brasil encontram sua maior representante em Elza e perpetuam-se através do trabalho de cantoras como Negra Li, que há anos ocupa o cenário musical tornando-se referência para muitas meninas que querem seguir carreira na música. “Elza Soares me deu a possibilidade de sonhar e acreditar que um dia eu poderia, que eu seria. Simples assim. É a tal da representatividade”, afirmou a artista durante uma entrevista em maio deste ano.

A capa do single foi concebida pelo colagista e artista visual independente Astronauta de Mármore, de Feira de Santana, Bahia, e a foto de Elza Soares foi feita por Rodolfo Magalhães. O conceito do projeto traz Negra Li como reflexo e perpetuação do legado de Elza.

“Preciso Me Encontrar” na voz de Elza Soares tem a marca de sucesso do importante produtor vocal e artístico Diego Timbó, responsável pela mistura de talentos que compõem a faixa. Com suas origens na música, o produtor sempre teve Elza como uma grande inspiração. Nas palavras de Timbó, “Elza é um presente para a eternidade”. Ele completa: “Esta faixa é a celebração de sua obra, e a perpetuação do seu legado que é responsabilidade de todos nós. Viva Elza e Negra Li, viva candeia, Cartola e a música brasileira.”

O foco do trabalho de Diego Timbó é criar conexões entre música e cinema, por isso, possui um impressionante currículo nas duas áreas. Como produtor vocal, trabalhou com todos os nomes da atual geração do pop brasileiro, como Iza, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, e como compositor, assinou importantes hits da atualidade. Sua verve de produção o colocou em movimento e passou a trazer para o Brasil o modelo internacional de campings de composição, trabalho que frutificou e colocou novos compositores na cena musical. Paralelamente, seguiu seus trabalhos no audiovisual com a sua produtora, Uno. Em 2020, teve a primeira oportunidade de assinar a produção de “Me Tira da Mira”, longa produzido pela atriz e cantora Cleo, que uniu as suas duas principais áreas de atuação. Além de dirigir a trilha sonora, coordenou as composições realizadas e elaborou para cada canção uma estratégia de encontro musical, reunindo nomes consagrados e nomes da nova geração de artistas. Como resultado, 27 artistas participaram da trilha e as músicas estão disponíveis nas principais plataformas digitais. 

Sobre Elza Soares, a produtora do filme “Me Tira da Mira” Cleo, comenta: “Eu nunca vou esquecer da sensação de ver a Elza cantando. Desde criança eu acompanhei algumas apresentações, eu tive oportunidade de vê-la ao vivo e eu nunca vou esquecer do impacto que a força da arte dessa mulher causava em mim e em todo mundo que a assistia”.

Em vida, Elza lançou mais de 120 álbuns que se tornaram referências para muitas gerações de artistas da música brasileira, que hoje retribuem em agradecimento ao legado da artista com o lançamento de “Preciso Me Encontrar”.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!