Televisão

Globo Repórter 08/12/2023: A cultura, as belezas e delícias do Canadá

Globo Repórter chega com delícias do Canadá

O Globo Repórter desta sexta-feira, 08 de dezembro, traz uma reportagem com cultura, beleza e delícias do Canadá.

O repórter Rogério Coutinho vai até o país norte-americano para mostrar a paisagem, os parques, a cultura circense, a gastronomia e a influência francesa na região.

O Canadá é um dos países com maior destaque e investimentos em circo e uma referência na formação de profissionais e pesquisas na área. Além de mostrar os malabarismos que os brasileiros fazem para morar no país, o programa conta a história de Vitor Martinez, que foi morar sozinho no Canadá aos 13 anos, e a de Roberto Freitas, que já está em seu  segundo espetáculo pelo Cirque du Soleil, após ter passado por São Paulo e pela Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro.

A cidade de Montreal também é conhecida pelo lendário protesto “Bed in for peace”, onde John Lennon e Yoko Ono aproveitaram a lua de mel para chamar a atenção para a paz, em 1969, contra a guerra do Vietnã. O repórter Rogério Coutinho visitou o quarto que hoje funciona como uma espécie de sala de exposição permanente com discos, fotos, vídeos e informações da época.

Para explorar a gastronomia do país, o programa mostra os pratos mais tradicionais da região, com opções mais pesadas e mais saudáveis. Rogerio Coutinho experimenta o “poutine”, um dos pratos mais calóricos, composto por batata frita, queijo coalho e molho de carne que cobre os demais ingredientes. Também popular, mas como uma opção mais leve, o programa mostra como é produzido o Maple Syrup, um tipo de xarope extraído da árvore Maple, aquela cuja folha é o símbolo da bandeira do Canadá.

Considerado pelos canadenses como a região mais francesa das Américas, a província de Quebec conta com o Parque Nacional do Mont-Tremblant, na Serra de Laurentian, que existe há um bilhão de anos. O significado do nome, “Montanha Tremendo”, é porque povos antigos acreditavam que existia uma divindade dentro da montanha e que ela tremia quando o Deus ficava bravo. Para ver a magnitude da paisagem do parque, a 900 metros de altura, o repórter Rogério Coutinho se aventura em uma tirolesa que tem quatro descidas no percurso em um total de quatro quilômetros de extensão. 

O programa ainda faz um passeio pelo Parque Monte Royal, que deu origem ao nome da cidade Montreal, e visita o Parque Omega, uma espécie de santuário para animais selvagens. 

“É um programa colorido, com aventura, comida, cultura, vamos entender a região francesa que existe dentro do Canadá, que foi pouco explorada e é pouco conhecida aqui no Brasil. É um programa para provocar encantamento”, afirma o repórter Rogerio Coutinho. 

O Globo Repórter começa logo após mais um capitulo de Terra e Paixão, não perca!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!