O Globo Repórter desta sexta-feira, 06 de outubro, mergulha no universo de solteiros e casados para falar sobre relacionamentos nos tempos atuais.
Conversas francas que envolvem temas como liberdade, família, amor maduro, relacionamento à distância, relacionamento aberto, preconceito, solidão e coragem. O universo dos casados e solteiros é o tema do ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 6, que traz um retrato sobre as escolhas amorosas nos dias de hoje. Solteiros revelam as vantagens e as desvantagens de não ter um compromisso, enquanto casados contam os segredos de uma convivência longa e feliz. Diante de tantas possibilidades, fora dos limites de um estado civil, casados e solteiros reforçam a importância do respeito ao outro e a si mesmo.
Os repórteres Lilia Teles e Filipe Gonçalves conhecem histórias inspiradoras e emocionantes no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e São Paulo. Lilia mergulha no universo dos solteiros e descobre as vantagens e as desvantagens de não ter um compromisso, enquanto Filipe ouve juras de amor eterno de recém-casados e se diverte com as lições de um casal que está junto há mais de 60 anos. No meio disso tudo, os solteiros que não resistem a uma história de amor e os casados que encontram a liberdade na vida a dois.
“Ouvir e contar histórias de pessoas sobre algo tão importante, que é como elas se relacionam, como já se relacionaram ou não, é muito rico e também muito delicado. Foi um grande presente. As pessoas se abriram para contar, de fato, como elas se sentiam e como se viam. Cada pessoa é de um jeito, cada personagem é de uma maneira. Espero que as pessoas gostem, se identifiquem, aprendam e se emocionem com as histórias que ouvimos”, diz o repórter Filipe Gonçalves.
No Rio de Janeiro, o programa conhece as jovens Aglaise Silva e Nathalia Misael. Nathalia garante não pensar em casamento. Já Aglaise, depois de encarar o fim de um casamento conturbado, encontrou na noite carioca um estilo de vida novo e livre, e tinha a certeza de que seria solteira para sempre. Até conhecer o Luiz Carlos. No início foram apenas bons amigos, já que Aglaise resistiu. Depois veio o namoro e o casamento. “Eu precisei insistir, né? Pedi várias vezes e ela falava que não, quando a gente completar 60 anos a gente casa”, conta Luiz que também tinha terminado um longo relacionamento, mas se deu a chance de começar tudo outra vez. O casal está junto há 10 anos.
Em Esmeraldas, Minas Gerais, Maria Jacinta Morai, a Dona Ita, e Geraldo Morais, juntos há 60 anos, resolveram entrar novamente na mesma igreja que se casaram em 1963, para renovar os votos. As bodas de diamante foram um presente da família, que tem muitas referências dessa história, já famosa na cidade. O ‘Globo Repórter’ conversa com os filhos e netos do casal para saber os segredos dessa relação tão duradoura. Seu Geraldo e Dona Ita cultivam uma horta no quintal de casa, atividade que mantém o casal ocupado e unido.
Para a repórter Lilia Teles, o ponto principal da reportagem é entender que as pessoas querem se sentir bem. “Foi uma gravação superdivertida. Conhecemos casais e pessoas sozinhas, todas muito tranquilas com suas escolhas. Vimos que o estado civil é o que menos importa. As relações hoje têm vários nomes e o que o importa é o que as pessoas estão buscando. Quase sempre é felicidade”, afirma Lilia.
O programa ainda reserva uma conversa especial sobre relacionamento à distância e amor maduro com o jornalista, escritor e compositor Nelson Motta e sua namorada, a também jornalista Pati Pontalti. Nelson mora no Rio de Janeiro e Pati em Porto Alegre. O casal se conheceu pelas redes sociais.
O Globo Repórter começa logo após mais um capitulo da novela Todas As Flores, não perca!