Notícias

Festa com tema “favela” causa polêmica nas redes sociais em São José do Rio Preto

Assessoria da Unimed em São José do Rio Preto (SP) afirmou que a intenção foi “despertar uma reflexão crítica a partir da representação de um mundo aparentemente sem sentido”.

Uma festa promovida pela operadora de plano de saúde Unimed, em um buffet de São José do Rio Preto (SP), gerou polêmica entre internautas após fotos e vídeos compartilhados em redes sociais mostrarem que um dos cenários construídos representava uma favela.

Nas imagens, é possível ver que uma estrutura foi montada dentro do buffet. Nela, há postes de madeiras com emaranhado de fios de energia, bares com tijolos à vista, lajes coloridas com uma churrasqueira em cima e até uma cozinha com a pia cheia de louça suja.

A festa foi realizada na noite de sexta-feira (6) para os cerca de 1400 médicos cooperados. Segundo a assessoria de imprensa da Unimed, o tema do evento foi “No País das Maravilhas”.

A assessoria informou que a cenografia usou recursos lúdicos com a intenção de “despertar uma reflexão crítica a partir da representação de um mundo aparentemente sem sentido”. “A festa destacou as maravilhas brasileiras sem abrir mão de fazer contundentes críticas sociais.”

Ao ver imagens do cenário representando uma comunidade carente, o Conselho Municipal Afro de São José do Rio Preto publicou uma nota de repúdio. “Favela não é piada ou entretenimento. Antes de qualquer coisa, é luta por moradia e condições básicas para viver, trabalhar e sobreviver ao descaso estatal.”

A decoração gerou críticas de internautas. “É triste ver pessoas consideradas instruídas destruir e denegrir pessoas com condições precárias ou de extrema pobreza”, escreveu um internauta.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol) também falou sobre a festa. “É revoltante que as pessoas não tenham o mínimo de bom senso e empatia ao fazer da vida da maioria da população motivo para chacota. Mais triste ainda é saber que boa parte dos convidados desconhece ou ignora as mazelas de um Brasil que trata tão mal o povo trabalhador.”

O G1 apurou que além do cenário representando a favela, também existiam outros, cada um com um tema diferente e que a festa reuniu milhares de convidados.

Em nota, a assessoria da Unimed de São José do Rio Preto também afirmou que o Brasil, de forma plural, foi retratado com a magia do carnaval, os bonecos de Olinda, as baianas e os acarajés de Salvador, o futebol, a música sertaneja, o forró, o samba-rock e o pop nacional. Na gastronomia, trouxe a culinária do Pará, do Maranhão, da Bahia, entre outros Estados.

“Dentro deste contexto, as comunidades também fizeram parte, justamente, pra lembrar aos participantes que existem muitos contrastes sociais no País.”, diz outra parte da nota enviada ao G1.

Por fim, a Unimed informou que pessoas que não participaram da festa deturparam, a partir de fotos e vídeos publicados em redes sociais, a interpretação do propósito do evento com citações errôneas e que reitera o compromisso com a verdade e transparência.

Com informações do G1.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!