FEBRAVA 2023 reúne 500 marcas e aguarda 25 mil profissionais do setor AVAC-R
A 22ª edição da FEBRAVA 2023 (Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e de Águas) está prestes a se tornar a maior e mais impactante de todas as edições anteriores. Com uma expectativa de receber 25 mil profissionais do setor AVAC-R, este evento desempenha um papel fundamental na indústria, apontando tendências para os próximos anos, viabilizando negócios e proporcionando visibilidade internacional para lançamentos e inovações.
Crescimento notável
Segundo dados da organização, a RX, a FEBRAVA 2023 está preparada para superar todas as expectativas em termos de público, com um crescimento de 12% em relação a 2019, quando recebeu 22 mil visitantes. O evento ocorrerá de 12 a 15 de setembro no São Paulo Expo (SP).
“Isto é, sem dúvida, a maior FEBRAVA de todos os tempos. Em nosso pré-credenciamento, os números já indicavam um interesse do público 40% maior do que na edição anterior”, revelou entusiasmado Ivan Romão, gerente da FEBRAVA. Ele acrescentou que a quantidade de expositores também é maior este ano. “Teremos 348 empresas expondo e representando mais de 500 marcas nacionais e internacionais. A feira ocupará uma área de 50 mil m² e, pela primeira vez, vamos abrir o evento um dia antes para a realização de um congresso voltado para projetistas e consultores”.
Importância na América Latina
Considerada o maior encontro do setor de AVAC-R na América Latina, a feira é apoiada pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e desempenha um papel estratégico para o mercado. Ela não apenas aponta tendências, mas também viabiliza negócios e traz visibilidade internacional para lançamentos, produtos e soluções oferecidos por marcas de referência.
Segundo Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, “a FEBRAVA no nosso setor está entre as cinco maiores feiras no mundo e traz oportunidades de interação com expositores e visitantes. O evento em si é o ambiente mais adequado para se atualizar do que está acontecendo nos segmentos de AVAC-R”.
Leia também: Mercado eleva para 2,29% a projeção de crescimento da economia em 2023
Novos Espaços e Ilhas Temáticas
A volta da FEBRAVA após quatro anos e as inovações anunciadas pelos organizadores contribuem para a crescente expectativa em relação a esta edição. Além dos estandes tradicionais das empresas, algumas marcas também estarão presentes em seis espaços conhecidos como “Ilhas Temáticas”. Duas delas estreiam nesta edição: a Ilha do Tratamento de Águas e a Ilha do Instalador.
A Ilha do Tratamento de Águas fornecerá soluções e novidades para o processo aplicado em indústrias de diferentes setores. Ela contará com a participação de órgãos validadores, certificadoras, empresas de tratamento de águas, laboratórios e fornecedores de produtos e insumos para o setor. A ideia por trás desse espaço é destacar como o tratamento de águas está diretamente relacionado aos segmentos de ar condicionado e refrigeração, além de suas várias outras aplicações na cadeia produtiva comercial, industrial e de consumo humano.
Ilha do Instalador, voltada para profissionais de instalação, proporcionará capacitação por meio de apresentações de palestras técnicas ao longo dos quatro dias do evento. Os conteúdos terão como foco a atualização e as melhores práticas de mercado.
Esses novos setores se juntam a outros já conhecidos do público, como a Ilha da Cadeia do Frio, considerada a maior em espaço e que contará com 6 equipamentos e sistemas em funcionamento, a Ilha do Ar-Condicionado Automotivo, com destaque para veículos elétricos e híbridos, e as ilhas de capacitação, Ilha do SENAI e Ilha de Formação Profissional FATEC, que disponibilizarão carretas didáticas.
Destaques dos expositores
As marcas participantes estão ansiosas para a FEBRAVA 2023, onde apresentarão seus lançamentos e destaques. Aqui estão alguns exemplos do que os visitantes poderão conferir nos pavilhões do São Paulo Expo a partir do dia 12 de setembro:
- Fujitsu General do Brasil: A multinacional japonesa de ar-condicionado mostrará produtos da nova marca global, Airstage, incluindo a linha Split Inverter: Teto, Cassete e High Wall em R-32, um gás refrigerante de baixo potencial de aquecimento global e zero impacto na camada de ozônio.
- Midea Carrier: Uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, apresentará aproximadamente 100 produtos, incluindo lançamentos da linha de Ar-Condicionado Midea Inverter Xtreme Save Connect.
- Copeland: A empresa contará com um estande de 154 m², organizado por áreas de interesse, abordando aplicações de menor GWP com fluidos naturais (CO2 e Propano) e sintéticos (A2L para AC e refrigeração), além de soluções integradas.
- Embraco: A marca apresentará seu portfólio de soluções de velocidade variável e fixa, bem como unidades condensadoras e seladas, destacando sua busca pela eficiência energética, sustentabilidade e confiabilidade.
Essas são apenas algumas das empresas que estarão presentes na FEBRAVA 2023, e cada uma delas trará inovações e soluções para o setor AVAC-R.
Conteúdo e atualização profissional
Além dos estandes das empresas, a FEBRAVA 2023 oferecerá uma série de conteúdos para atualização e capacitação profissional. Além das ilhas do SENAI e FATEC, os visitantes poderão conferir atrações exclusivas organizadas pela ABRAVA, incluindo o XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (CONBRAVA) e o XXIII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores (ENPC).
O CONBRAVA terá como tema “AVACR rumo ao futuro saudável e sustentável” e contará com quatro mesas-redondas abordando temas como eficiência energética, qualidade do ar, fluido refrigerante e tratamento de águas. Também haverá apresentações focadas no futuro dos fluídos refrigerantes, descarbonização e outras questões atuais do mercado.
O ENPC apresentará palestras, novas tecnologias e oportunidades de networking, proporcionando uma visão abrangente do mercado de AVAC-R.
Além disso, durante o ENPC, haverá mais uma edição do Dia de Treinamento, com workshops sobre ESG e NRs, ministrados por profissionais destacados do mercado. Em 14 de setembro, acontecerá o IV Encontro Nacional de Mulheres do Setor de AVAC-R, com uma palestra gratuita de Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels.
Atrações especiais
Além dos conteúdos educacionais, a FEBRAVA 2023 apresentará outras atrações especiais para os visitantes. Uma delas é o Prêmio Nelson Baptista, que homenageia um profissional que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do setor AVAC-R e para o sucesso da FEBRAVA. O prêmio terá três categorias: Expositor Destaque FEBRAVA 2023, Eficiência na Captura de Leads FEBRAVA 2023 e Personalidade FEBRAVA 2023.
Outra iniciativa interessante é o Selo Destaque Inovação FEBRAVA 2023, que reconhecerá as soluções mais inovadoras da feira, eleitas por uma comissão técnica. Os produtos selecionados serão identificados nos estandes das marcas e reunidos em uma mostra exclusiva no espaço expositivo.
Facilitando os negócios
Para impulsionar os negócios, além das dinâmicas nos estandes das empresas, a organização da FEBRAVA disponibilizará o Conecta Club, um espaço exclusivo para receber e promover encontros entre expositores e compradores. Além disso, a RX oferece o programa Matchmaking, uma ferramenta digital que permite aos visitantes uma jornada personalizada com base em suas preferências e interesses indicados no momento do credenciamento. Os visitantes recebem recomendações de marcas antes e durante o evento, o que também possibilita o contato antecipado entre expositores e profissionais.
Thiago Marques, gerente de marketing da FEBRAVA, destaca que o uso de inteligência de dados oferece excelentes perspectivas de relacionamento para o setor AVAC-R. “No pavilhão, as marcas e profissionais ligados a esse mercado são os grandes beneficiados, mas a tecnologia empregada nos eventos B2B vai além e gera impactos que reverberam positivamente durante o ano todo”, diz.

FEBRAVA 2023: Impacto econômico
Lucas Pimentel, diretor de marketing da RX Brasil, observa que a FEBRAVA abre o ciclo de feiras de negócios marcado para o mês de setembro, com excelentes perspectivas não apenas para o setor AVAC-R, mas também para a economia local. “Os eventos B2B, na verdade, geram impactos que reverberam na economia local como um todo, da logística ao turismo e mão de obra. Logo na sequência teremos Equipotel e ISC, que são de áreas distintas, mas contam com a mesma inteligência que une tecnologias, expertises, serviços e estratégias para a geração de negócios”, diz.
Transporte facilitado
Para aqueles que optarem pelo transporte público para a ida e volta durante os quatro dias da feira, a FEBRAVA disponibilizará transfer gratuito saindo da estação São Judas do metrô (Linha Azul) até o pavilhão, das 12h às 21h.
A 22ª FEBRAVA conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o Sindicato da Indústria da Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado de São Paulo (SINDRATAR-SP), Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade de Ar de Interiores (BRASINDOOR), Conselho Federal de Química (Sistema CFQ/CRQs), Instituto Brasileiro do Frio (IBF), Plano Nacional de Qualidade de Ar Interno (PNQAI), Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC) e Associação Técnico-Científica SMACNA Brasil.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.