Fantástico 12/03/2023: Alergias raras, golpe das criptomoedas, Jão e mais!
Fantástico ainda mostra homem que agrediu covardemente um menino de 11 anos no Rio de Janeiro
O Fantástico deste domingo, 12 de março, traz uma reportagem especial que investiga o golpe das criptomoedas que causou prejuízo para alguns jogadores de futebol do Palmeiras.
Jogadores do Palmeiras acreditavam que estavam fazendo um bom investimento em criptomoedas, mas caíram em um golpe. A fraude causou um prejuízo milionário e tem como vítimas Gustavo Scarpa e Mayke. Só Scarpa, que hoje está no Nottingham Forest, perdeu mais de R$ 6 milhões.
Eles foram apresentados à empresa de investimentos por meio de Willian Bigode, atacante do Fluminense. Willian é sócio-proprietário da WLJC, outra empresa de gestão de capital, que tinha como clientes alguns jogadores de futebol. Gustavo Scarpa e Mayke estão processando a companhia.
Em nota, Willian Bigode negou as acusações e disse que também é vítima de um golpe, pois investiu recursos financeiros em criptoativos e perdeu cerca de R$ 17,5 milhões. Ele afirma que solicitou o resgate dos valores em novembro de 2022 e até hoje não recebeu qualquer quantia. À polícia, o jogador afirmou que todos os valores estão declarados em seu Imposto de Renda.
Tem também entrevista com o cantor Jão, que fala sobre carreira e música. Além de apresentar sucessos no palco do Show da Vida, o programa vai lançar o clipe da música “Pilantra”, parceria inédita dele com a cantora Anitta.
“Anitta é uma das pessoas mais doces e profissionais que eu conheci na minha vida. Eu sou muito objetivo, gosto muito de chegar e fazer as coisas. Ela tem essa mesma energia. É um clipe intenso, com chuva e muita dança. Pouca dança minha, o meu é mais um remelexo. A gente se apaixona de uma forma bem intensa nesse vídeo”, antecipa o cantor.
Também terá a estreia de mais uma temporada da série “Mulheres Fantásticas”, comandada pela apresentadora Poliana Abritta. No episódio, a ativista americana Rosa Parks, que se tornou um dos maiores símbolos na luta contra o racismo, terá a sua história narrada pela cantora Ludmilla.
E a empreendedora Adriana Barbosa vai contar como fundou o maior evento de cultura negra da América Latina, a Feira Preta, tomando-se uma das três pessoas negras mais influentes do Brasil.
E, pela primeira vez, uma equipe de jornalismo da TV Globo mergulhou ao lado de orcas, presenciando momentos em família dos mamíferos e até a rivalidade com baleias-jubarte na caça por alimentos.
A repórter Candice Carvalho Feio, correspondente em Nova York, o produtor Luigi Sofio e repórter cinematográfico Lucas Louis viajaram até as águas geladas do Círculo Polar Ártico, na Noruega, para registrar a experiência de como as orcas reagem à presença humana. A equipe ainda teve outro privilégio, o de presenciar um fenômeno da natureza, a aurora boreal.
“As orcas são fascinantes. No momento em que você cai na água, no meio do mar, e se vê entre uma família de orcas, o medo imediatamente vai embora.
É preciso acabar com o estigma de que são ‘assassinas’. As orcas são emotivas e possuem alta capacidade cognitiva. São animais dóceis e curiosos”, ressalta Candice Carvalho Feio.
Preta Gil divulgou no dia 10 de janeiro que foi diagnosticada com um câncer no intestino. Dois meses depois, a cantora recebe, pela primeira vez, uma equipe de TV para falar sobre a descoberta, o tratamento e o apoio dos amigos e da família.
“Estou bem. Graças a Deus. Estou cheia de fé, força. Muito certa da minha cura. Feliz de receber você aqui para dividir um pouco da minha vivência e informação com o público”, disse Preta.
A importância da descoberta precoce
Nos próximos dois anos, a estimativa do Ministério da Saúde é de que quase 22 mil brasileiros e mais 23,6 mil brasileiras tenham câncer de intestino.
Também chamado de câncer do cólon e do reto, o câncer de intestino acontece no intestino grosso, na maioria das vezes no lado esquerdo, na porção final, chamada de sigmoide. Ou então no reto.
A investigação pode começar com um exame simples.
“O sangue oculto nas fezes é um exame mais acessível, onde se analisa as fezes dos indivíduos e se procura resquícios de sangue. Aí sim, se direciona essas pessoas para fazer o exame mais complexo e mais custoso”, conta Maria Ignez Braghiroli, médica oncologista do Instituto do Câncer de São Paulo.
Para quem não tem casos na família, o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de intestino a partir dos 50 anos.
Sedentarismo, obesidade, consumo de alimentos processados e de bebidas alcoólicas são maus hábitos que, segundo os médicos, favorecem o surgimento do câncer de intestino, o terceiro com maior incidência – atrás do câncer de pele, do de mama para as mulheres e do de próstata para os homens.
No Brasil, não há estatísticas sobre o aumento da doença em pessoas com menos de 50 anos, mas a comunidade científica já discute reduzir a idade indicada para começar os exames de rastreamento.
E ainda tem o caso da jovem que foi internada em estado grave após cheirar pimenta, qual a explicação para uma reação alérgica tão grave assim e como se prevenir de alergias raras?
Tem também o caso do menino de 11 anos que foi agredido covardemente por um homem no Rio de Janeiro que o acusa de ter mexido com seus cachorros, o Fantástico começa logo após mais uma edição do Domingão com Huck, não perca!
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.