Faculdade Eficaz tem unidade nos EUA para capacitar brasileiros

Todos os anos, aproximadamente 15 mil brasileiros migram para os Estados Unidos e atualmente há mais de um milhão de brasileiros vivendo no país norte americano, segundo o Itamaraty. A terra do Tio Sam ocupa o primeiro lugar na preferência de quem quer deixar o Brasil para construir uma carreira fora ou ter uma vida financeiramente mais estável. É difícil traçar um perfil exato das pessoas que saem daqui buscando oportunidades fora, mas o Censo 2000 dos Estados Unidos mostrou que 34,5% dos brasileiros tinham completado quatro ou mais anos de faculdade, enquanto o número correspondente para a população norte-americana em geral é de apenas 24,4%. No entanto, embora efetivamente muitos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos tenham formação universitária, a maioria deles não conseguem empregos bem remunerados porque os Estados Unidos não reconhece as qualificações – e também porque a boa parte não fala inglês. Pensando nesse nicho, a Faculdade Eficaz se associou a outras duas instituições para criar uma instituto para capacitar brasileiros em terras americanas.

“Nosso objetivo é capacitar imigrantes para o mercado de trabalho americano, para que eles possam deixar de prestar serviços apenas manuais e operacionais e ocupar postos mais valorizados. A ideia, também, é trazer o sentimento de pertencimento dos brasileiros dentro da instituição, de modo que nós possamos dar suporte e acompanhá-los dentro do que for possível”, diz a diretora geral da Faculdade Eficaz e sócia do Synergy Education Institute, Amanda Chaves. Localizada em Maringá, no noroeste do Paraná, a Eficaz é referência em ensino técnico no Estado.

*Idealizada por brasileiros, foco no mercado americano*

Em Pompano Beach, a 40 milhas ao norte de Miami, o Synergy Education Institute surgiu da união entre Faculdade Eficaz, a escola de fotografia Visual Arts e a escola de inglês NeWork Institute, com objetivo de atender a comunidade brasileira e hispânica nos Estados Unidos. A instituição é idealizada por brasileiros, oferece educação para imigrantes com aulas em português e espanhol, mas é totalmente focada no mercado de trabalho norte-americano. Para isso, conta conta com cursos de inglês, graduação e pós-graduação, além de cursos profissionalizantes e ensino médio.

Os cursos profissionalizantes são ministrados em Língua Portuguesa ou Espanhol, na modalidade híbrida (aulas presenciais e online), garantindo ao aluno acesso a uma habilitação de alto nível, devidamente reconhecida pelo MEC, com flexibilidade de horário e preços acessíveis. Já são mais de 14 anos de experiência assumindo o compromisso de ajudar imigrantes na construção de carreiras.

*Da construção civil ao audiovisual*

Conhecido historicamente como o setor que mais emprega imigrantes brasileiros no Estados Unidos, a construção civil é um dos pilares do Synergy Education Institute. Cursos técnicos de hidráulica residencial e predial, de eletricidade, luminotécnica e de execução de obras, por exemplo, são capazes de “dar um up na carreira” por meio da qualificação, capaz de tornar o imigrante um profissional disputado no mercado, com salários até três vezes maior do que o de alguém que não tem essa base.

“A construção civil e a área de limpeza e manutenção empregam muitos brasileiros. Mas há uma diversidade de áreas em que eles também se destacam, como a área de cuidados com a beleza, vendas… e, claro, aqueles que falam inglês saem na frente”, diz Valíria Mattos, sócia e diretora da escola americana.

Foi essa certeza que atraiu o casal Mariana (33) e Maurício Maia (36) para as salas de aula. Naturais de Campinas (SP), no Brasil, ela era secretária de escola e ele engenheiro mecânico. Há quase um ano e meio embarcaram para os Estados Unidos para tentar melhorar a vida financeira, mas não entendiam praticamente nada em inglês. Em terras norte americanas, Mariana passou a trabalhar como manicure e o marido instalando portas e janelas. “Em quase tudo precisávamos de ajuda, por isso decidimos entrar para a escola. Hoje meu marido já consegue se comunicar com os americanos, entende o que os clientes estão falando e agora conseguimos nos virar”, conta Mariana. Com a fluência, mais do que a independência, ela também aposta em um aumento na renda. “Pegando serviços direto com os americanos, você consegue ganhar mais”.

Atualmente, a instituição oferece diversos cursos profissionalizantes na área de fotografia e produção audiovisual, profissões altamente requisitadas com o advento das redes sociais — que ganharam ainda mais projeção durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Entre os cursos de graduação estão Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Administração, Pedagogia e Letras Libras, outra especialidade da Faculdade Eficaz, que é referência no Brasil no ensino da língua de sinais. Quem já possui diploma de graduação e quer virar especialista, encontra diversas opções nos segmentos de educação e gestão.

Outro destaque a grade de cursos é o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. “Muitos brasileiros chegam adolescentes aos Estados Unidos, já começam a trabalhar e abandonam os estudos. O Encceja é uma ótima opção para quem quer finalizar o Ensino Médio brasileiro e partir para o superior ou técnico”, explica Amanda.
creditos vhassessoria

0 Comentários

    Deixe uma resposta

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password

    %d blogueiros gostam disto: