Música

Fabio Luma explora temas de autoconhecimento em novo single, “Raiz”

Ouça agora o single “Raiz”

São Paulo, 08 de dezembro de 2023 – O cantor e compositor Fabio Luma, uma das vozes mais promissoras da música curitibana e do rock nacional, anuncia o lançamento de seu novo single “Raiz”, disponível a partir de 08/12 pelo selo Marã Música. Este lançamento promete ser um marco na trajetória musical de Luma.

Em “Raiz”, Luma explora temas de autoconhecimento e a busca pelo essencial em cada um de nós. A música reflete o movimento pessoal de Luma ao publicar suas composições, que são um mergulho em vivências emocionais e temas afetivos significativos para ele.

O single se inicia com um arranjo acústico envolvente, marcado pelo timbre do cello, e evolui para um refrão energético com guitarras distorcidas, antes de retornar a uma sonoridade mais leve. Esta dinâmica musical foi orquestrada em parceria com o produtor Gustavo Arthury.

A jornada de composição de “Raiz” é uma história de duas décadas, começando com os primeiros versos e acordes compostos há quase 20 anos por Fabio. “Sentia que ainda precisava viver algumas experiências para a mensagem da canção se revelar para mim”, explica o artista. Só mais recentemente, durante a pandemia, consegui concluí-la. Um dos versos do refrão traz referência a um dos meus livros preferidos, ‘O Conto da Ilha Desconhecida’, de José Saramago. Uma passagem diz: ‘Se não sais de ti, não chegas a saber quem és‘. Essa reflexão me inspirou tanto que se tornou parte da letra”, completa.

Através de “Raiz”, Luma deseja provocar reflexão e inspiração nos ouvintes. A letra descreve um processo de desencanto típico do início da vida adulta, mas conclama a um reencontro com a própria essência, fragmentada, porém sempre presente.

Com o lançamento de “Raiz”, Fabio Luma está atento à recepção do público e à possibilidade de os ouvintes se identificarem com a música, atribuindo a ela seus próprios significados. “Percebo que ‘Raiz’, de alguma forma, costura todas as músicas (já lançadas e futuras) que farão parte do meu primeiro álbum autoral, porque ela fala, justamente, sobre o que me moveu a fazer tudo isso”, finaliza. 

CONFIRA A LETRA DE “RAIZ”

Escrita por Fabio Luma

Borboleta de vidro

Você viu só que lindo

O céu mudou de cor

Será que danço conforme

Quanto da alma consome

Algum primeiro amor

Vai passar com o tempo

Não é tão ruim assim

Não se abale em vão

Deixa isso de lado

Faça algo de útil

Mate o seu leão

Não!

Num espelho eu li

Estilhaços aos pés

Se não sair de si

Não vai saber quem é

Tanto já mudou

Mas continuo aqui

As flores vão

E fica a raiz

Não!

Num espelho eu li

Estilhaços aos pés

Se não sair de si

Não vai saber quem é

Tanto já mudou

Mas continuo aqui

As flores vão

E fica a raiz

Borboleta de vidro

Se perder no caminho

É um jeito de encontrar

A resposta dispersa

Que um dia nos desperta

Sempre esteve lá

Sobre Fabio Luma:

Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.

A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.

Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.

O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Fabio Luma:

Instagram 

Facebook

Spotify

YouTube

Links Marã Música:

Site oficial

Facebook

Instagram

YouTube

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!