Exibição de pôsteres inédita na Cidade do Samba homenageia as mães de todo o Brasil
“Inside Out – Mãe, um retrato” reúne registros de 1.700 mulheres, entre elas matriarcas das escolas de samba do Rio
Pela primeira vez em seus 17 anos de história, a Cidade do Samba vai ganhar uma exposição, a “Inside Out – Mãe, um retrato”. O espaço será envelopado com pôsteres, colados com a técnica lambe-lambe, com fotografias de 1.700 mães dos 27 estados brasileiros, a partir do dia 16 de março, às 10h. A previsão é que as colagens durem de 10 a 15 dias.
“A Cidade do Samba vai além de um espaço para os barracões. Queremos torná-la cada vez mais um ambiente cultural”, disse Gabriel David, diretor de marketing da Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “A exposição reforça essa iniciativa, e ainda faz uma merecida homenagem às mulheres tão importantes para o Carnaval.”
As mães retratadas pelo projeto chegaram até ele através de divulgações pelo Instagram e de boca a boca. A partir dessa seleção, realizaram-se mais de 100 entrevistas durante 65 ações fotográficas, que contaram com 70 fotógrafos de todo o país. Tendo um rico material em mãos, Nina Soutoul e Verônica Linder organizaram um documentário que tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2023.
“Idealizei o ‘Inside Out – Mãe, um retrato’ em agosto de 2021, depois de um ano muito difícil dentro do mundo da maternidade, quando tive depressão pós-parto”, explicou a francesa Nina Soutoul, mãe do pequeno Zion, de dois anos e meio. “Sempre romantizei a maternidade, mas quando tive filho, percebi como o trabalho das mães é difícil e invisibilizado pela sociedade. O ‘Inside Out – Mãe, um retrato’ foi minha tentativa de visibilizar o trabalho das mães, de diversas realidades distintas, através da arte.”
O gancho da exposição no local onde nasce o maior espetáculo da terra — e que em 2023 completou 91 anos —, também rendeu retratos de mães das 12 escolas de samba do grupo Especial do Rio de Janeiro. As matriarcas posaram para os fotógrafos locais da região do Santo Cristo Beatriz Gimenez, cria do Morro do Pinto, e Douglas Dobby, original do Morro da Providência.
Essas, e as demais fotografias de “Inside Out – Mãe, um retrato”, ficarão coladas até o segundo semestre de 2023, quando terá início a nova edição do Rua Walls, parceiro da exposição e responsável pelas conversas com a Liesa para a liberação do espaço e pela produção das colagens dos lambes. Após preencher com murais os dois lados de um trecho de 1,5km da Avenida Rodrigues Alves em 2020 e 2021, o Rua Walls se prepara para colorir toda a fachada da Cidade do Samba. A ação contará com a participação de 20 artistas para colorir com murais os cerca de 20 mil m2 das edificações.
A exibição de lambes “Inside Out – Mãe, um retrato” (@insideoutmaeumretrato) foi elaborada por Nina Soutoul, co-diretora da Casa Amarela Providência, Veronica Linder e Dayane Zimmermann, e contou com o apoio de 165 mulheres, que atuaram em diferentes fases do projeto, desde a produção, até a organização das ações e registros fotográficos.
“Inside Out – Mãe, um retrato” é uma etapa do projeto internacional “Inside Out”, criado pelo fotógrafo francês JR, e tem como objetivo visibilizar para o mundo o trabalho incansável das mães, bem como debater sobre a saúde mental das mulheres na maternidade no Brasil, com foco nos desafios e impactos gerados pela pandemia.
“Sinto-me inspirado pelas mães de diferentes localidades e realidades, que utilizaram o projeto como estratégia de mobilização e conexão. Por trás de cada retrato, há uma história única, que levanta a questão de como a nossa sociedade precisa dar mais apoio às mães”, declarou JR.
Ação especial no Dia das Mães
A exposição “Inside Out – Mãe, um retrato” também inspira uma projeção especial que acontecerá no prédio anexo do hotel Copacabana Palace. A ação está marcada para ocorrer nos dias 11 a 14 de maio, quando comemora-se o Dia das Mães. Além das projeções dos retratos da mostra, haverá programação especial para a data, a ser divulgada em breve.
Sobre o Inside Out
Depois de ganhar o Prêmio TED em 2 de março de 2011, o artista francês JR lançou o Projeto Inside Out (@insideoutproject), em sua primeira TED Talk. Usando sua própria prática artística como inspiração, ele criou uma plataforma participativa que ajuda indivíduos e comunidades a transmitirem uma mensagem através de retratos em preto e branco em grande escala colados como lambe-lambe em espaços públicos. Através dessas “ações”, comunidades ao redor do mundo despertaram conversas e colaborações. Nos últimos 11 anos, mais de 400 mil pessoas de 138 países participaram do Projeto Inside Out. Graças às doações dos participantes, o projeto chegou a todos os continentes, com mais de 2 mil ações criadas. As ações giraram em torno de diversos temas: diversidade, comunidade, feminismo, racismo, mudanças climáticas, educação, direitos da criança e arte são apenas alguns deles. Os posters são colados em espaços abertos que são visíveis ao público. Essas instalações feitas na ação em grupo são documentadas e compartilhadas online.
Sobre a Casa Amarela
A Casa Amarela (@casaamarelaprovidencia) é um Centro de Educação, Arte e Apoio Social no Morro da Providência, que visa colaborar no desenvolvimento humano e territorial pela educação, arte e cultura, contribuindo na possibilidade de redução do impacto social causado e mantido pela desassistência do estado no Morro. A Casa foi fundada em 2009 pelo artista francês JR e o fotógrafo brasileiro Maurício Hora, potencializando os projetos locais e dando continuidade ao legado de ambos.
Sobre JR
Artista e fotógrafo francês, JR (@jr) tem a maior galeria de arte do planeta. Ele expõe livremente nas ruas do mundo, chamando a atenção de pessoas que não são as típicas frequentadoras de museus. Trabalhando nas interseções da fotografia, engajamento social e arte contemporânea, JR colabora com as comunidades tirando fotos individuais de pessoas do dia-a-dia, imprimindo elas em grande escala e colando como lambe-lambe em espaços públicos, das favelas do Brasil às ruas de Nova York.
Sobre o Rua Walls
Realizado pela agência de requalificação urbana Visionartz, o Rua Walls (@ruawalls) é um projeto de urbanismo tático pioneiro, que atua na região portuária da cidade desde 2010. A iniciativa destaca-se pela pintura de um trecho de 1,5 km da Avenida Rodrigues Alves nos anos 2020 e 2021, e pela revitalização da fachada da Biblioteca Parque.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.